terça-feira, 29 de novembro de 2011

FORMAÇÃO

Conquiste a liberdade
Ser aquilo que se é custa caro nos dias de hoje!
 Imagem de Destaque
Ser aquilo que se é custa muito caro nos dias de hoje… O homem atual hoje vive sob uma contínua pressão: ele traz sobre si o peso de inúmeras cobranças. Frequentemente, ele acaba sendo condicionado – e até aprisionado – por ideias e valores preestabelecidos pela sociedade que o cerca, a qual lhe impõe constantemente muitas exigências a serem cumpridas.

Em muitas circunstâncias, o ser humano acaba “sufocado” pela perene cobrança dos que com ele convivem, sendo que – muitas vezes – ele só se percebe “aceito” e “amado” quando corresponde às cruéis expectativas dos seus companheiros do cotidiano.

Infelizmente, algumas pessoas só são capazes de expressar qualquer carinho ou afeto àqueles que correspondem em tudo ao seu estereótipo e ideal de vida, sendo que aqueles que fogem um pouquinho ao que elas pensam acabam sendo “elegantemente” descartados.

Mas que tragédia… que hipocrisia imaginar – ainda que inconscientemente – que as pessoas tenham de ser do jeito que achamos e que se elas não se encaixarem em nossos “padrões” não terão o direito de nos acompanhar na vida. É triste, mas é verdade: quem não deseja viver uma hipocrisia em seus relacionamentos precisará pagar um grande preço, tendo que, muitas vezes, sofrer em virtude do fato de não querer representar para ser aceito. Ser aquilo que se é nos dias de hoje custa caro…

Creio que é preciso iniciar uma concreta revolução na própria escala de valores e conceitos a ponto de conseguir aceitar e acolher aquilo (aquele (a)) que é diferente e que nem por isso deixa de ser bom.
Sejamos, sim, nós mesmos em tudo, contudo, permitamos também às demais pessoas a liberdade de acontecerem ao nosso lado sem precisarem representar. Aprendamos – com a arte presente na simplicidade – a acolher as pessoas em sua verdade e integralidade. Assim seremos mais livres e promoveremos profundas liberdades, tornando a vida menos pesada e o coração mais propenso a alçar voos mais altos…
Ser feliz não é tão difícil, basta apenas libertar-se da superficialidade e aprender a raciocinar.

Sem medo, desenvolvamos em nós essa bela capacidade de acolher os outros, começando primeiro em nosso coração (acolhendo em verdade aquilo que somos). Assim, sem dúvida alguma, conquistaremos “essa tal liberdade” diante da vida e de cada pessoa que conosco realiza a aventura de existir.

Extraído: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=12570

QUEM É O NOSSO IRMÃO?

Isso mesmo amigos  o nosso Titanic, era Rose, fazendo alusão a personagem do filme....

Para esse, mais uma vez afirmamos o tempo faz miséria em algumas pessoas, kkkkkkkkkkk

Dica: ________, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere”

O NATAL VEM VINDO!!!!!!!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

FORMAÇÃO

Aprendendo a perdoar 
Perdoar é um ato de vontade e não um sentimento...

Perdoar é a prova pela qual o Senhor faz passar todos os seus combatentes. Perdoar nos classifica! Não perdoar nos desclassifica nesta seleção de combatentes.
Perdoar é um ato de vontade e não um simples sentimento. Temos o livre arbítrio de escolher entre perdoar ou guardar entulhos no coração. A decisão é nossa. Somente com o perdão conseguimos harmonia em nosso coração.
A palavra de Deus nos mostra claramente que o perdão abre as portas para alcançarmos as graças de que necessitamos.
“E quando estiverdes em pé orando, se tendes algo contra alguém, perdoai, para que o vosso Pai que está nos céus também vos perdoe vossas faltas” (Mc 11,25).
Muitas vezes não somos atendidos em nossas orações por causa da dureza do nosso coração. Pedimos muitas graças, rezamos, fazemos penitências... mas se não perdoarmos, se ficarmos guardando ressentimentos em nosso coração a graça não acontece. Se nos recusamos a perdoar, automaticamente estamos impedindo que a graça de Deus se realize em nossas vidas.
Sem perdão, o canal da graça está impedido. Ressentimentos, e muito mais ainda, rancores e ódios “entopem” o canal da graça.
Ao longo da nossa vida vamos acumulando mágoas, ressentimentos; somos pessoas complicadas, nos ofendemos com facilidade e na mesma proporção magoamos e ferimos as pessoas... É preciso mudar o coração. É necessário ser misericordioso como o Pai é misericordioso.
Temos um Pai que é todo amor. Na qualidade de filhos, precisamos nos encher de misericórdia, piedade e compaixão para com o nosso próximo. É preciso agir como o bom samaritano:
“Um homem descia de Jerusalém a Jericó, caiu nas mãos de bandidos que, tendo-o despojado e coberto de pancadas, foram-se embora e o abandonaram quase morto. Aconteceu que um sacerdote descia por esse caminho; ele viu o homem e passou a boa distância. Do mesmo modo um levita chegou a esse lugar; viu o homem e passou a boa distância. Mas um samaritano que estava de viagem chegou perto do homem: ele o viu e tomou-se de compaixão. Aproximou-se, atou-lhe as feridas, derramando nelas azeite e vinho, montou-o sobre a sua própria montaria, conduziu-o a uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, tirando duas moedas de prata, deu-as ao hospedeiro e lhe disse: "Toma conta dele, e se gastares alguma coisa a mais, na minha volta to pagarei". "Qual dos três, a teu ver, mostrou-se próximo do homem que caíra nas mãos dos bandidos?" O legista respondeu: "Foi aquele que deu prova de bondade para com ele". Jesus lhe disse: "Vai e faze tu o mesmo" (Lc 10, 30-37).
Precisamos ser homens e mulheres semelhantes ao bom samaritano. Ele precisou renunciar a todos os seus projetos de seguir em frente e dar prioridade àquele que estava precisando de cuidados. Assim são os combatentes que o Senhor escolheu.
Ao aproximar-se daquele homem colocou primeiro o azeite em suas feridas para aliviar a dor. Logo depois colocou o vinho que era utilizado para limpeza de feridas.
Após fazer os curativos, o samaritano carregou aquele homem no colo e o pôs na sua montaria; e foi puxando o burrinho à procura de uma hospedaria... Depois dos primeiros cuidados, o samaritano não podia ficar por mais tempo, então entregou dois denários – era uma boa quantia em dinheiro para aquela época – nas mãos do hospedeiro, fazendo muitas recomendações para tratar do ferido da melhor maneira possível.
Não resta dúvida: o próprio Deus coloca em nosso caminho as pessoas que precisamos ajudar e perdoar. É necessário ter um coração misericordioso. É imprescindível que este coração transborde em atitudes concretas.
É certo: em nossa vida existem situações concretas nas quais precisamos usar de misericórdia. Por essa razão precisamos conservar um coração sensível. A vida moderna não pode nos arrastar. Não pode endurecer o nosso coração. O mundo não pode nos tornar insensíveis.
Nem o levita e nem o sacerdote foram sensíveis. Foi o samaritano quem agiu com misericórdia. Nada justifica termos um coração insensível. Precisamos de um coração misericordioso, que vibra, que sente e se compadece com o outro.
A vida nos transtornou de tal forma, que achamos natural acumular sentimentos negativos em nosso interior, e até nos achamos no direito de termos raiva da pessoa que errou conosco.
Somos egoístas. Por isso nos frustramos. Somos ressentidos e magoados por isso, ficamos tristes e conseqüentemente chegamos à depressão.
Comece agora: queira amar; decida ter paciência, ter mansidão; decida por se compadecer como aquele samaritano. O próprio Deus quer nos dar esta graça.
Quando começamos a amar, tudo se transforma. Não espere toda a sua vida mudar, para depois começar a amar. Ao contrário: comece amando e tudo vai se transformar em sua vida.
Peça ao Senhor a graça de amar:
“Senhor, eu quero amar. Eu me decido neste momento a amar, a perdoar as pessoas que me fazem sofrer e chorar. Dá-me a graça de amar, mesmo diante das minhas dificuldades e limitações. Mesmo não sentindo, eu quero amar com gestos concretos. Ensina-me Senhor, a amar como Jesus me ama. Ensina-me a perdoar como Jesus me perdoa. Eu quero amar, eu quero perdoar, dá-me a graça.”
Amém.
Você pode achar que é o outro quem está errado; que é ele quem precisa mudar. Mas na realidade, é você quem precisa aprender a amar. As pessoas são transformadas quando se sentem verdadeiramente amadas. Se a gente muda e começa a amar, tudo se transforma.
Talvez na sua casa exista uma pessoa que é considerada a ovelha negra: difícil de se relacionar, sempre irritada, indiferente e revoltada. A única maneira de reverter esse quadro é amando-a. Amar sem condições, mesmo que a pessoa continue errando.
O amor precisa ser traduzido em paciência: ver a pessoa errar e assim mesmo estar junto, sem irritação, sem ficar recriminando. Apenas amar. É um constante exercício.
Amar não quer dizer deixar a pessoa fazer o que quiser. Você estará presente, não a abandona, não fica falando na cabeça dela, sem brigas, sem discussões. Mostra o certo e ama; aponta o caminho, e ama; espera, e ama. Se a pessoa volta a errar, confia, ama e recomeça tudo de novo. É fogo, mas esta é a única maneira de mudar as pessoas: através do amor.
O amor é como o fogo, capaz de transformar todas as coisas. Por isso seremos julgados pelo amor...
“Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento” (Tg 2,12s).
A misericórdia triunfa no julgamento. Se você for uma pessoa misericordiosa, será tratada com misericórdia no julgamento. O que salvará a mim e a você no julgamento final, será a misericórdia. O amor concreto, traduzido em atos para com aquele que erra. O perdão concreto para aquele que errou conosco. 
Do livro: Combatentes no perdão
Padre Jonas Abib

Renato Alves
Ministro das artes

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A ARTE E A UNÇÃO

DEUS DISSE: DEVOLVA MEU DESENHO!!!!
Amigos,
Esse foi o tema da minha pregação no G.O de sábado: “Dá a Deus o que é de Deus”, por isso vou compartilhar com todos aqui...
Essa é uma das passagens mais conhecidas, e usadas frequentemente pelas pessoas, na frase: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. Muito se atem a essa frase, mas fico com a parte da Arte, vocês podem até se perguntar, onde tem Arte nessa história? Foi para isso que decidir escrever, para lhes mostrar, e anunciar que você deve devolver o desenho a Deus.
Bem como de costume nessa TAG, irei participar da passagem, vamos lá:
Os Fariseus tramavam contra Jesus, então arquitetavam armadilhas para tentar pegá-lo na contradição, em alguma palavra (bobinho eles, parece que não conhecem o Campeão das palavras, pois não há uma só palavra Dele que adentre em nós e não modifique nada, “Tua palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal”), então os Fariseus, juntamente com alguns partidários de Herodes, vão ao encontro de Jesus, o qual estava no Templo pregando (claro que eu estaria com Jesus, sou fascinado por suas parábolas, pois não existe alguém que supere Ele na arte de contar e interpretar histórias, gostaria muito de aprender, para prender a atenção de minha filhinha, para ela ficar um pouquinho quieta, mais saiu a mãe, fazer o quê? Tinha que ser muito sapeca).
Eles chegam até a Jesus, daquele jeito, tipo: pessoas quando querem algo da mãe, “Mãe a Senhora é a melhor mãe do mundo, sabia?, sabia que te amo muito, sabia?, sabia que a Senhora tem cabelos lindos, sabia?. E a mãe já desconfiada, diz: “diga logo o que você quer”, e na ousadia nós respondemos, “mãe, tem dois reais?”
Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. Mat 22, 16.
A partir daí, eles formulam a pergunta, traiçoeira, 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?” , percebam que se Jesus dissesse SIM, Ele estaria apoiando os extorquidores, e indo de encontro com o povo, se dissesse NÃO, Ele estaria indo de encontro à César, mas Como Grande Campeão, Diz: 18Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!”, (Nesta hora depois do Hipócritas, foi a minha deixa para partir para cima dos fariseus, Gritando: “agora é porrada”, e pedindo a Deus o chicote usado por Jesus para tirar o vendedores do templo, mas Jesus tinha algo melhor para aquilo, e com um olhar 43 em minha direção, disse: “psiu, fique quieto!”).
“19Mostrai-me a moeda do imposto! Levaram-lhe então a moeda.
20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
Pronto, foi o desenho que o Senhor se atentou, Ele pergunta sobre o desenho na moeda, Ele tira a pergunta de algo mundano, transitório, passageiro, temporal, e atribui a algo divino, permanente. Exerce a ruptura do mundo mundano com o Divino, o ser versus o ter, o material versus o espiritual. Ele afirma que devemos viver no mundo com todas as obrigações inerentes, mas nós diz para buscarmos as coisas do alto, ser embaixadores de Cristo na terra de cidadania celestial, ser embaixador é ser representante e voz de Cristo.
E quanto ao desenho, a Arte, aquilo que tiver a inscrição, a marca do homem, dê ao homem, aquilo que tem a inscrição, a marca, o desenho de Deus, dê a Deus. Quem tem o melhor desenho, o mais perfeito desenho de Deus?, nós que somos Sua imagem e semelhança, nós somos o desenho, nossa vida Ele tornou do rabisco ao desenho, é a nossa vida que devemos dar ao Senhor, então Devolve a Ele o que Ele lhe deu, a vida, consagra e integra ao Senhor, devolve, devolve, devolve, sem delongas...

 Por: Marcel Almeida
Coordenador do Ministério das Artes
Grupo de Oração Vida Nova . RCC