segunda-feira, 30 de julho de 2012

OUSADIA DE MINISTRO


 A palavra de Deus, mais do que compreendida, deve ser digerida, pois nem tudo entenderemos. Nem o próprio Jesus sabe o dia que Ele virá, mas só o Pai. E este dia nos traz uma verdadeira expectativa. Ele está chegando, devemos esperar com ânimo, com arte.
  
Eu sou um padre artista, sempre fiz "arte" desde criança. Artista não escolhe ser artista, ele nasce. Ser artista é uma sina, não é escolha. Todo artista é um relâmpago. Você é o relâmpago de Deus com 10% de inspiração e 90% de transpiração. 
Ontem, vendo as pessoas encenando tudo igual e perfeito, vi que foi puro suor e trabalho. Precisamos ter o Espírito, mas também transpirar, praticar a arte de ser cristão. O artista é esse relâmpago de que nos falava a palavra de Deus. Ele não é uma hidrelétrica, pois quem é é a Igreja. Ela é luz para o mundo, por essa luz ela ilumina o mundo.

Tem gente que deixa a sua arte relâmpago causar morte. Não come, só vive para a arte. Já vi muitos artistas com o poder de tal arte destruir um ministério. Eu sempre disse para os ministérios que eu acompanhei: "Deus tem um plano bem maior para você, que vai além da fantasia. Há a realidade".

Dois relâmpagos não se cruzam. Assim acontece com os artistas. Muitos, quando se encontram, saem faísca. No teatro, existe uma expressão que é tida como boa intenção: "dar a vez". Há muito artista que quer tomar o lugar de Jesus, mas o que importa é que "Ele cresça e eu diminua". Fique feliz se num momento você for esquecido, mas Deus for louvado.


O artista verdadeiro é aquele que não busca migalhas de palmas.
Artista que é artista se apresenta diante de 3 pessoas ou de 3 mil. Não faz diferença diante de você a quantidade de público. O artista não depende do salário afetivo que recebe. O artista vive o mistério da solidão da clausura.
O momento de se preparar para apresentar é um momento de solidão acompanhada por Deus. Artista que não reza antes apresenta o seu querer e não o de Deus. Você é o palco de Deus, e por isso sua inspiração, muitas vezes, toma conta de você.

A inspiração tem, muitas vezes, começo, meio e fim, mas depois precisa ser trabalhada na transpiração. A arte é ecumênica.

Todo artista passa por um tempo de des-inspiração. Nessas horas, faça o que Maria disse: "Fazei tudo o que Ele vos disser". Vai rezar.
 

Um dia, teremos pessoas com arte nova, sem mediocridade, que sabe dar de si porque não se pertencem. Relâmpagos de Deus que vão clarear o mundo com nossa arte, que um dia se transformará em salvação.




Padre Joãozinho 
Sacerdote do Sagrado Coração de Jesus

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A ARTE DE ATUAR


Arte: técnica e unção

"O mundo aguarda a revelação dos filhos de Deus, também através da arte."

“Para transmitir a mensagem que Cristo lhe confiou, a Igreja tem necessidade da arte. A arte possui uma capacidade muito própria de captar os diversos aspectos da mensagem, traduzindo-os em cores, formas, sons que estimulam a intuição de quem os vês e ouve.” 
(Carta Papa aos Artistas 12)
A arte tem uma maneira muito própria de captar diversos aspectos e mensagens.
    A Igreja precisa de arquitetos, porque tem a necessidade de espaços onde congregar o povo cristão. Imaginemos se não houvesse arquitetos para construir e através do seu dom construir as mais belas arquiteturas como Capelas, Santuários, etc. Que tanto nos fazem pensar em Deus.
    O mundo aguarda a revelação dos filhos de Deus, também através da arte e na arte.
  Quem é o artista? Segundo o dicionário artista é:
   1. Pessoa que pratica uma das belas-artes, especialmente uma das artes plásticas ou dos seus prolongamentos atuais.
   2. Pessoa que interpreta uma obra musical, teatral, cinematográfica, coreográfica.
   3. Pessoa que, dedicando-se a uma arte, se liberta das pressões burguesas.
   4. Que tem ou exprime o sentimento da arte.
   5. Que ama as artes, que tem gosto artístico, sentimento do belo.
    Dentro da arte existem duas coisas que são muito importantes: técnica e unção.
    Abrir na passagem de 1 Samuel 16,1-13. Unção
    Nessa passagem vemos a unção de Davi, ele que era o menor, foi o escolhido, o ungido. Assim somos nós, muitas vezes os menores, os mais frágeis, mas àqueles que o Senhor necessita para realizar uma grande obra. Unção: Separação, marca, selo de Deus, capacitação sobrenatural de Deus em nós. É a própria presença de Deus naquilo que fazemos para Ele.
    A unção com o óleo também é significativo do Espírito Santo. Graças ao Batismo e a Crisma, já temos essa marca indelével (permanente) da unção.
    Muitas pessoas cantam e dançam sem unção, sem essa marca, sem essa capacitação de Deus em nós, e isso realmente não produz vida, às vezes até emociona se tiver beleza e expressão, mas não produz nada de novo na nossa vida.
    A unção é o que diferenciará a nossa arte da arte do mundo. Precisamos de artistas que não apenas dancem bem, mas que sejam pessoas de oração, de espiritualidade, artistas que vivem uma vida sacramental regular. Isso fará a diferença na hora de tocarmos os corações.
    A unção permite que Deus nos use e que a nossa arte tenha como que o Seu "carimbo", com a Sua assinatura a baixo daquilo que fazemos pra Ele. Sem ela, nossa arte fica sem sentido, cheia de nós mesmos e desta forma, não temos nada de bom para oferecer.
    Sem a unção a arte se torna vazia, é a unção que faz a arte ser viva e eficaz.
    É necessário fazer aula, ensaiar, crescer, desenvolver e aprimorar a cada dia o seu conhecimento artístico, mas ter a consciência que tudo isso sem a presença de Deus, não faz a mínima diferença quando o objetivo é dançar para o Senhor na igreja.
    Se o nosso trabalho fala de Deus e é para Ele, a unção é a nossa marca registrada e Deus se faz presente, se agrada, é o "Seu" selo sobre o nosso trabalho, porque esta é a única diferença entre a nossa arte e a arte do mundo.
    Percebemos que para termos uma coreografia dirigida por Deus, devemos ter unção. A unção é adquirida através de nosso relacionamento e intimidade com Deus.
    1 Samuel 16,14-23
    Nessa passagem vemos que Davi era reconhecido por muitos pois sabia tocar bem, tinha técnica e habilidade ao tocar a lira. Imaginem se ele não investisse no seu dom? Para ele ser reconhecido como habilidoso, ele devia treinar muito. Deus o havia dado o dom, mas ele também tratou de investir nesse dom. Em 1 Crônicas 25,7 vemos também que os cantores eram hábeis no seu tocar; e para isso se dedicavam a técnica.
    Se naquela época já era assim, hoje, maior é responsabilidade e dever de aprimorar o dom que Deus nos concedeu, quando foram desenvolvidas novas técnicas para cantar e tocar e quando a ciência da música é tão rica e abrangente! Se os cantores e os instrumentistas do mundo se esmeram horas a fio para aprimorar suas técnicas em favor apenas de si mesmos, quanto mais não devem os ministros de música ser instruídos e se aprimorarem a fim de se tornarem hábeis no ministério de tocar e cantar para o Seu Deus e senhor! O Espírito Santo poderá utilizar-se melhor de pessoas bem treinadas e ungidas para louvarem Aquele que é digno de todo louvor.
    Técnica é a prática, parte material de uma arte, é a rotina que nos aperfeiçoa para algo.
    É importante que tenhamos em mente, que Deus nos chamou e devemos dedicar tempo ao ministério ao qual fomos chamados. Além disso, é preciso rezar muito pedindo a unção do Espírito Santo, dedicar tempo ao estudo da técnica.
    Disciplina é fundamental, para o estudo da técnica. Os ensaios em grupo ou individual também são fundamentais para aprimorarmos ainda mais a nossa técnica. O ministério precisa além de tempo de oração, ter tempo para ensaios, e estar disponível para ensaios extras, etc.
    Deus dá um talento, um dom para cada um de nós e precisamos fazer com esses dons e talentos frutifiquem e multipliquem, pois quanto mais investirmos no dom que Deus nos deu, mais estaremos contribuindo para que a arte toque o coração daqueles que precisam dela.
    A nossa arte deve promover o resgate e restauração da mesma, trazendo de volta os seus verdadeiros valores e propósitos para o qual foi criada, para isso precisamos ter o conhecimento dessa arte. Como iremos resgatar algo que desconhecemos? Deus criou a arte e viu que era boa!
   O mais importante de tudo é que a técnica e a unção devem andar em equilíbrio. O artista precisa da unção, mas ao mesmo tempo precisa da técnica para que seu dom específico toque os corações. 

FORMAÇÃO

Precisamos de restauração

Naquele tempo, a Igreja estava apenas começando. Foi preciso realmente todo o poder do Espírito Santo para que ela fosse iniciada. Agora está na hora de o Esposo vir buscar Sua Esposa, Sua escolhida: a Igreja. Por isso é que Ele está concedendo toda essa graça, para estarmos preparados para Sua segunda vinda. Precisamos do derramamento do Espírito Santo. Precisamos ser e permanecer cheios d'Ele. Necessitamos dos Seus dons para nos curar, libertar, restaurar, transformar. Infelizmente, fomos marcados, feridos, somos doentes, e só pelo poder do Espírito seremos transformados e estaremos preparados para o Senhor, que vem nos buscar. Somos, ao mesmo tempo, a noiva e o amigo do Esposo que vem alertar a noiva. O tempo urge. Precisamos de restauração, de santificação! Nossa vida ainda está enferma; precisamos ser curados, transformados! Isso só acontece pelo poder do Espírito Santo de Deus. (Pe. Jonas Abib)
Tendo Participado do Curso à distância “Amigos de Deus” proporcionado pela Renovação Carismática Católica do Brasil, que tem por objetivo reavivar em nós as bases da nossa fé, retomarmos às praticas espirituais, sendo elas: Adoração ao Santíssimo Sacramento, A Oração,  A leitura Orante da Palavra de Deus, O Jejum, A Recitação do santo Terço e a Reconciliação.
Este projeto se sustenta numa moção do Espírito por parte da coordenação nacional, na palavra de Deus, no livro do profeta Naum 2,1-2. Se tiver a oportunidade de rezar com esta passagem, faça e veja o que o senhor fala para nós! 
Aqui vos convido a refletir: “Que lugar ocupam essas práticas espirituais no nosso dia-a-dia?”

“Que eles se lembrem de como nosso pai Abraão foi provado e de como passou por múltiplas tribulações para se tornar o amigo de Deus” (Jd 8,22).

Por José Igor

segunda-feira, 23 de julho de 2012

OUSADIA DE MINISTRO


O FOLHETO DE DEUS
Todos os domingos à tarde, depois da missa da manhã na igreja, o velho padre e seu sobrinho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos sacros.

Numa tarde de domingo, quando chegou à hora do padre e seu sobrinho saírem pelas ruas com os folhetos, fazia muito frio lá fora e também chovia muito. O menino se agasalhou e disse:

-Ok, tio padre, estou pronto.'

E o padre perguntou:

-'Pronto para quê?':

-'Tio, está na hora de juntarmos os nossos folhetos e sairmos. '

O padre respondeu:

-'Filho, está muito frio lá fora e também está chovendo muito. '

O menino olhou surpreso e perguntou:

-'Mas tio, as pessoas não vão para o inferno até mesmo em dias de chuva?'

O padre respondeu:

-'Filho, eu não vou sair nesse frio. '

Triste, o menino perguntou:

-'Tio, eu posso ir? Por favor!'

O padre hesitou por um momento e depois disse:

-'Filho, você pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado, filho. '

-'Obrigado, tio!'

Então ele saiu no meio daquela chuva. Este menino de onze anos caminhou pelas ruas da cidade de porta em porta entregando folhetos sacros a todos que via.

Depois de caminhar por duas horas na chuva, ele estava todo molhado, mas faltava o último folheto. Ele parou na esquina e procurou por alguém para entregar o folheto, mas as ruas estavam totalmente desertas. Então ele se virou em direção à primeira casa que viu e caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha. Ele tocou a campainha, mas ninguém respondeu. Ele tocou de novo, mais uma vez, mas ninguém abriu a porta. Ele esperou, mas não houve resposta.

Finalmente, este soldadinho de onze anos se virou para ir embora, mas algo o deteve. Mais uma vez, ele se virou para a porta, tocou a campainha e bateu na porta bem forte. Ele esperou, alguma coisa o fazia ficar ali na varanda. Ele tocou de novo e desta vez a porta se abriu bem devagar.
De pé na porta estava uma senhora idosa com um olhar muito triste. Ela perguntou gentilmente:

-'O que eu posso fazer por você, meu filho?'

Com olhos radiantes e um sorriso que iluminou o mundo dela, este pequeno menino disse:

-'Senhora, me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de dizer que JESUS A AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto que lhe dirá tudo sobre JESUS e seu grande AMOR. '

Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora.
Ela o chamou e disse:

-'Obrigada, meu filho!!! E que
Deus te abençoe!!!'

Bem, na manhã do seguinte domingo na igreja, o Padre estava no altar, quando a missa começou ele perguntou:

- 'Alguém tem um
testemunho ou algo a dizer?'

Lentamente, na última fila da igreja, uma senhora idosa se pôs de pé. Conforme ela começou a falar, um olhar glorioso transparecia em seu rosto.

- 'Ninguém me conhece nesta igreja. Eu nunca estive aqui. Vocês sabem antes do domingo passado eu não era cristã. Meu marido faleceu a algum tempo deixando-me totalmente sozinha neste mundo. No domingo passado, sendo um dia particularmente frio e chuvoso, eu tinha decidido no meu coração que eu chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança ou vontade de viver.

Então eu peguei uma corda e uma cadeira e subi as escadas para o sótão da minha casa. Eu amarrei a corda numa madeira no telhado, subi na cadeira e coloquei a outra ponta da corda em volta do meu pescoço.
De pé naquela cadeira, tão só e de coração partido, eu estava a ponto de saltar, quando, de repente, o toque da campainha me assustou. Eu pensei:

-'Vou esperar um minuto e quem quer que seja irá embora. '

Eu esperei e esperei, mas a campainha era insistente; depois a pessoa que estava tocando também começou a bater bem forte. Eu pensei:

-'Quem neste mundo pode ser? Ninguém toca a campainha da minha casa ou vem me visitar. '

Eu afrouxei a corda do meu pescoço e segui em direção à porta, enquanto a campainha soava cada vez mais alta.

Quando eu abri a porta e vi quem era, eu mal pude acreditar, pois na minha varanda estava o menino mais radiante e angelical que já vi em minha vida. O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês!
As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que estava morto há muito tempo SALTASSE PARA A VIDA quando ele exclamou com voz de querubim;

-'Senhora, eu só vim aqui para dizer QUE JESUS A AMA MUITO. '

Então ele me entregou este folheto que eu agora tenho em minhas mãos.

Conforme aquele anjinho desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a porta e atenciosamente li cada palavra deste folheto.

Então eu subi para o sótão para pegar a minha corda e a cadeira. Eu não iria precisar mais delas. Vocês vêem - eu agora sou uma FILHA FELIZ DE DEUS!!!

Já que o endereço da igreja estava no verso deste folheto, eu vim aqui pessoalmente para dizer OBRIGADO ao anjinho de Deus que no momento certo livrou a minha alma de uma eternidade no inferno. '

Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos na igreja.
o Velho Padre desceu do altar e foi em direção a primeira fila onde o seu anjinho estava sentado. Ele tomou o seu sobrinho nos braços e chorou copiosamente.

Provavelmente nenhuma igreja teve um momento tão glorioso como este.


sexta-feira, 20 de julho de 2012

FORMAÇÃO


As pessoas mais produtivas são aquelas que se organizam

Muitas pessoas não conseguem vencer os problemas e vícios pessoais porque não são disciplinadas. Muitas não conseguem ser perseverantes em seus bons propósitos porque lhes falta essa virtude [disciplina]. Para vencer um vício ou para dominar um mau hábito é preciso disciplina. É por ela que aprendemos a nos dominar. Vale mais um homem que se domina do que o que conquista uma cidade, diz a Bíblia.
A disciplina depende evidentemente da força de vontade; e esta é fortalecida pela graça de Deus. São Paulo diz que é Deus “ que opera em nós o querer e o fazer” (cf. Fil 2,13). As grandes organizações, fortes e duradouras, como, por exemplo, a Igreja, apoiam-se em uma rígida disciplina. É isso que lhes dá condições de superar os modismos e as ameaças de enfraquecimento. Também as grandes empresas fazem o mesmo.
Em primeiro lugar, é preciso organizar a sua vida. Defina e marque, com clareza, todas as suas atividades; sejam elas profissionais religiosas ou de lazer. Deve haver um tempo definido para cada coisa; o improviso é a grande causa da perda de tempo e de insucesso. As pessoas mais produtivas são aquelas que se organizam. Essas fazem muitas coisas em pouco tempo. Não deixam para depois o que deve ser feito agora.
Não adianta você ter muitos livros se eles não estiverem arrumados por assunto, assim você não vai encontrar um livro que desejar. Não adianta você ter muitos artigos guardados se eles não estiverem classificados e indexados. No meio da bagunça não se pode achar nada, e perde-se muito tempo. Então, aprenda a arquivar tudo com capricho. O povo diz que um homem prevenido vale por dois. Então, seja prudente, cauteloso, previdente. Se você sabe que a sua memória falha, então carregue com você uma caneta e papel, e anote tudo o que deve fazer durante do seu dia, ou sua ida à cidade.
Muitos fracassam em seus projetos porque não sabem fazer um bom planejamento, com critérios, organização e método, porque não são disciplinados. A pressa atropela o planejamento, por falta de disciplina; é um perigo. Sem disciplina não se consegue fazer um bom planejamento. Muitas obras são construídas repletas de defeitos, e custam mais, porque faltou planejamento, disciplina e ordem. Lembre-se: é muito mais fácil, rápido e barato, fazer uma obra planejada, do que fazer tudo às pressas e depois ter que ficar remendando os erros cometidos.
Foi muito feliz quem escreveu em nossa bandeira: “Ordem e Progresso”. Disciplina significa você fazer tudo com ordem, critério, método e organização. Então, disciplina é uma virtude que se adquire desde a infância, em casa com os pais, na escola, na Igreja, no trabalho…
Sem disciplina gastamos muito mais tempo para fazer as coisas e pode-se ficar frustrado de ver o tempo passar sem acabar o que se pretendia fazer. Por isso, é preciso aprender a organizar a vida, o armário e a casa, arrumar a mesa de trabalho, a agenda de compromissos, etc. A disciplina se adquire com o hábito. Habitue-se a fazer tudo com planejamento, ordem, capricho, etapa por etapa, sem atropelos. Deus nos dá o tempo certo e suficiente para fazer o que precisamos fazer.
São Paulo disse aos coríntios que “os atletas se impõem todo tipo de disciplina. Eles assim procedem, para conseguir uma coroa corruptível. Nós o fazemos por um coroa incorruptível”(1Cor 9,25).
Nenhum atleta vence uma competição sem muita disciplina, treinos, regimes, horários rígidos, etc. Ora, na vida espiritual, pela qual desejamos ganhar a “coroa incorruptível”, a disciplina é mais necessária ainda. Ninguém cresce na vida espiritual sem disciplina: horário para rezar, meditar, trabalhar, etc. Estabeleça para você uma rotina de exercícios espirituais diários, e cumpra isto rigorosamente.
Assim Deus vai lentamente ocupando o centro de sua vida, como deve ser com cada cristão. Sem isto você será um cristão inconstante e tíbio.
É preciso insistir e persistir no objetivo definido. Não recue e não abandone aquilo que decidiu fazer. Para isto, pense bem e planeje bem o que vai fazer; não faça nada de maneira afoita, atropelada, movido pelo sentimentalismo ou apenas pela emoção. Não. Só comece uma atividade, física ou espiritual, se tiver antes pensado bem e estiver convencido de que precisa e quer de fato realizá-la. Peça a graça de Deus antes de iniciar a atividade; e prometa a você mesmo não recuar e não desanimar. Cada vez que você começa uma atividade de maneira intempestiva, e logo desiste dela, enfraquece a sua vontade e deixa a indisciplina ganhar espaço em sua vida.
Sem disciplina não se pode chegar à santidade. São Paulo chegou a dizer: “Castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros” (I Cor 9,27).
Prof. Felipe Aquino