terça-feira, 31 de maio de 2011

Missão do G.O no Povoado Britinho- Lagarto/SE

Missão do Vida Nova no Pov Britinho – Lagarto/SE

Segundo o Documento de Aparecida todo serviço, toda vida religiosa, todos os movimentos e pastorais, toda a Igreja, tudo é direcionado para a missão. Viver conforme nosso Mestre Jesus.
Pensando assim, o Documento ensina que o discípulo de Deus é levado a se comprometer comunitariamente com a vida em todas as suas dimensões, ou seja, espiritual, cultural, econômica, social... Desta forma, a nossa missão deve ser comprometida com a vida humana, assim, o encontro com Jesus Cristo só terá sentido se levar o discípulo a abraçar a missão.
No que concerne à missão ‘ad gentes’, devemos nos formar como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir "à outra margem", àquela onde Cristo não é reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente (DA, nº 376). 
E assim, nós do grupo de oração Vida Nova – RCC/SE decidimos partir a esta outra margem com um espírito missionário em uma comunidade que vive em pobreza material e espiritual. Uma comunidade carente da matéria, mas, sobretudo carente de amor. Fomos enviados por Deus a um povo onde a Igreja ainda não está presente e com muito amor levamos o anúncio do amor de Deus.
Como disse Pe. Valmir, que esteve lá celebrando a Santa Missa, o amor de Deus se manifesta de três formas: através da experiência pessoal com o Seu Amor (oração), através do próximo que nos faz sentir a presença de Deus e através de atos concretos de amor que nos fazem sentir que Deus realmente cuida de nós.
Essas palavras nos dirigiram à reflexão de por que estávamos ali. Para anunciar a mensagem de que Deus é Pai! A comunidade pôde viver a experiência do amor de Deus através dessas três formas, a oração, a presença de homens e mulheres cheios de amor e também através de um ato concreto de caridade com a doação de alimentos, roupas e brinquedos.
O apóstolo João diz: “Quem possuir bens deste mundo e vir seu irmão sofrer necessidade, mas lhes fechar o coração, como pode estar nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos com palavras, nem com a língua, mas por atos e em verdade” (I Jo 3:17).
Não fomos ao Britinho levar assistencialismo, fomos anunciar um Deus vivo que ama imensamente e indistintamente a todos nós. Deus cuida de nós.
O centro da missão foi a celebração da Santa Missa que para nossa felicidade aconteceu pela primeira vez naquela comunidade. Essa é particularmente minha maior alegria, saber que o Corpo de Cristo visitou pela primeira vez aquele povo esquecido por muitos.
Uma celebração simples, ao ar livre, cercado por gado, campos verdes, árvores... Me faz lembrar os povos que Jesus visitou quando iniciou seu ministeriado de amor.
Bom, foi uma benção nossa manhã no Britinho, louvamos, cantamos, dançamos, tivemos teatro, partilha, oração com a Missa, brincadeiras. Fomos levar esperança e voltamos ainda mais preenchidos do amor de Deus.

 E o Ministério de Artes em Ação com a Peça "A GUERRA CONTRA O PECADO" (OBRIGADO DE CORAÇÃO PELO SIM DE VOCÊS)



Quem esteve lá pode deixar sua experiência e partilhar com todos com foi esse dia para você.
Deus nos guie pelo amor.

5 comentários:

  1. Foi tão dolorido não estar junto! Infelizmente as coisas deste mundo, os meus estudos, me tiraram desta benção! Sempre sonhei isso para o GO. Não há nada melhor do que sentir Jesus sendo amado no outro. O amor compartilhado, é amor que contagia. É preciso mostrar que o amor de Deus é tão grande que constrange! Eu imagino Jesus correndo com vocês, pulando com vocês e até encenando com vocês, com seu sorriso leve e que arde o coração! Eu não estava mas consigo vê-los assim. Vocês não tem idéia do quanto Deus foi amado nesta missão! Que a Providência me conceda esta graça na próxima! Amo todos vocês, ainda que no meu jeito calado e escondido, rsrs (entendam que eu quero ser esquecido pelo mundo, pois flagelei Jesus e o preguei na Cruz).
    Abrações, amados!
    Saulo

    ResponderExcluir
  2. Nossa meu coração se alegra ao ver essa missão acontecer, imagino que tenha sido uma verdadeira benção, estava em outra missão, mas na próxima com fé Deus estaremos juntos! Deus abençoe a todos aqueles que foram fies!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Estava em Boquim, mas meu coração estava dividido junto com as Artes no povoado, obrigado pelo sim dos que foram.

    ResponderExcluir
  4. Foi uma da missões mais divinas e humanas que já presenciei. Como disse no texto, tudo tão simples e tão de Deus. Aos que não foram o Senhor há de nos conceder um presente semelhante como este. Tenho rezado para que no aniversário do Vida Nova em julho possamos comemorar a data com uma missão como esta. Rezemos todos.

    Obderan
    Vida Nova - RCC

    ResponderExcluir