IMAGENS SACRAS
Pecado ou não?
Muitos cristãos questionam a utilização de imagens sacras nas Igrejas e em lares domésticos, pois há quem diga que se trate de idolatria, baseando-se, para tanto, nessa passagem bíblica: “Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou debaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto” (Êx 20, 4-5).
É evidente, que o próprio Deus não proibiu o uso de esculturas sacras, e sim, adoração aos ídolos pagãos. Vale ressaltar ainda, que os deuses do mundo antigo estavam relacionados às coisas visíveis, ou seja, materiais. Vejamos aí, um exemplo: “(os homens) tomaram o fogo, ou vento, ou o ar agitável, ou esfera estrelada, ou a água impetuosa, ou os astros dos céus, por deuses, regentes do mundo. Se tomaram essas coisas por deuses, encantados pela sua beleza, saibam, então, quanto seu Senhor prevalece sobre elas, porque é o criador da beleza que fez essas coisas” (sabedoria 13, 2-3).
MAS, O QUE É IDOLATRIA?
A palavra Idolatria é de origem grega que significa eidolon (imagem) e latreia (adoração). Assim, o termo ídolo num sentido mais amplo, é querer divinizar dinheiro, poder, fama, objetos, animais, forças cósmicas (universo), os fenômenos naturais etc.
# Características físicas dos ídolos do paganismo:
· ZOOMÓRFICOS: deuses na forma de animais;
· ANTROPOMÓRFICOS: deuses na forma humana (deuses greco-romanos);
· ANTROPOZOOMÓRFICOS: deuses metade homem e metade animal.
Agora, vamos examinar os trechos bíblicos que confirma a permissão de esculturas religiosas no seio do povo de Deus. Vejamos esses exemplos catequéticos:
ARCA DA ALIANÇA
Deus disse a Moisés: “Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa... terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre qual terão a face inclinada... Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as, minhas ordens para os israelitas” (Ex 25, 18; 19;22);
A SERPENTE DE BRONZE
Moisés intercedeu pelo povo, e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste (Núm 21, 8-9)
________________________________
Jesus disse: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que seja levantado o Filho do Homem, a fim de que todo aquele que crer tenha a vida eterna” (Jo 3,14-15).
BACIA DE BRONZE
A bacia de bronze tinha dez côvados de uma borda à outra, perfeitamente redondo, e com altura de cinco côvados... Este se apoiava sobre doze bois, dos quais três olhavam para o norte, três para o ocidente, três para o sul e três para oriente... Hirão concluiu, pois, toda a obra que o rei Salomão lhe mandara fazer para o templo do Senhor (I Reis 7, 23;25;41).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A Mais Bela História. A Bíblia em quadrinhos. Ed. Paulinas, 1989.
Aventuras na História. A Arca Perdida. Ed. 44. Abril, 2007.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. 2ª impressão. São Paulo: editora Paulinas, 2003.
BETTENCOURT, Estevão Tavares. Católicos Perguntam. 5ª Edição. São Paulo: o mensageiro de Santo Antonio, 1997.
GAMBARINI, Pe. Alberto. Católicos pode ou não pode? 2ª parte. 5ª edição. São Paulo: Ágape, 2004.
Allano Augusto, licenciado em História – UNIT
Membro do Go Vida Nova-RCC
Nenhum comentário:
Postar um comentário