“A arte é algo interior expressa exteriormente”, lembro muito dessa frase, pois um colega professor de Artes a dizia direto em suas aulas, a arte em geral é o pensar e agir, e o traduzir em ações a sua criatividade interna, Arte vem da palavra grega “ars”, que possui o significado de técnica ou habilidade. A arte é uma criação com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam emoções, história, sentimento e a cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos.
A arte católica ou sacra, vai mais além disso tudo, ela transpassa a epata de criação humana, para ser criação Divina, segundo o dicionário católico Marcel Almeida: é trazer vida e formas as palavras de Deus, ela inicia antes do pensar, e se divide em três momentos: o ouvir, o obedecer, e o agir. Ouvir, pois é algo de Deus, Ele é quem deve suscitar em nossos corações o que deve ser feito, o obedecer, pois como servos devemos fazer o que Deus nos diz, e o agir que é simplesmente o fazer, a execução daquilo que foi dito e manifestado por Deus, segundo as Suas monções.
Irmãos, Deus nos concede um dom para as Artes, apenas com ele podemos servir, mas quando amamos aquilo que fazemos, e nos dedicamos para o serviço, buscamos melhoras nas artes. Amigos a unção sempre irá superar a técnica, mas podemos fazer com que elas estejam ligadas, igualmente uma música cantada, a letra pode ser linda, mas se a melodia não estiver boa tudo vai por água abaixo, bem assim e na Dança e no Teatro, exemplificando se não tivermos uma boa intonação, nossa voz pode não ser ouvida, e se for o caso de má dicção, ela não irá ser entendida, imaginemos que no Teatro, por exemplo, estamos em um programa de rádio e iremos anunciar uma noticia extraordinária a qual irá mexer em todas as pessoas, e na hora de falar, começa aquela chiadeira, nada será compreendido, a noticia não será entendida e passará despercebida pelos ouvintes, assim é o Teatro, iremos fazer uma peça, anunciar a mensagem de Deus, e se não trabalharmos nossas vozes ou cuidarmos devidamente dela, a mensagem irá ser prejudicada, e não chegará aos ouvintes corretamente, e aquela pessoa que estava na plateia não escutou o que Deus tinha para ela, foi embora. Existem muito exercício para a voz, seja para dicção ou não, busquemos técnicas, não esquecendo da unção.
Amigos, aquilo que nos é necessário para executar o serviço do Senhor, Deus nos concede através do Espirito Santo que nos conduz de forma reta, e ungidos por Ele o exercício do carisma é completo e duradouro, não apenas uma Arte que encanta com sua beleza, mas que edifica e trilha pelo caminho da conversão e constância no Senhor, todavia sem Ele, tudo ruma ao insucesso ou apenas o encantamento momentâneo, sem base tudo vai à ruína.
A arte em Deus há um poder imenso, que não é apenas para o quem o recebe, assisti, mas também para aquele que se coloca na presença do Senhor e a disposição do serviço, quer dizer quem a faz. Guiados e atentos aos desígnios de Deus, a Arte perpassa pela perfeição em Deus, a sua real beleza e poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário