ESTUDO BÍBLICO
Allano Augusto
Membro GO Vida Nova, RCC
O TEMPLO DE JERUSALÉM
Olá pessoal, hoje estou trazendo para vocês leitores referências da descrição do belíssimo Templo de Jerusalém do 1º Século da Era Cristã, que foi destruído no ano (71 d.C.) pelo Imperador Tito. Vocês verão aí, algumas citações históricas e arqueológicas que ajudaram a muitos historiadores, arqueólogos e teólogos, na visualização desse lugar sagrado.
1º CITAÇÃO
“Além das duas fortalezas existentes em Jerusalém, uma no palácio real, onde habitava, e a outra cujo nome era Antônia e que ficava próximo ao templo” (JOSEPHUS, 2005, p.59).
2º CITAÇÃO
“Jesus passeava no templo, no pórtico de Salomão” (Jo 10, 23).
3º CITAÇÃO
“coxo de nascença e que punham todos os dias à porta do templo, chamada Formosa, para que pedisse esmolas ao que entravam no templo (Atos 3, 2).
4º CITAÇÃO
“A entrada ao primeiro era permitida a todos, mesmo aos estrangeiros, exceto às mulheres durante seu incômodo ordinário. Os judeus, e apenas eles, entravam no segundo, e suas mulheres também, depois de purificadas. Os homens entravam também no terceiro, contando que estivessem purificados. Os sacrificadores, revestidos de seus paramentos sacerdotais, entravam no quarto. E somente o grão-sacrificador podia entrar no santuário, com aquele hábito tão santo” (JOSEPHUS, 2005, p. 264).
5º CITAÇÃO
“Todos os que viram nosso templo sabem que nós observamos inviolavelmente as leis que lhe conservavam a pureza. O templo tinha quatro pórticos, em cada um dos quais se montava guarda, conforme a lei o ordenava” (JOSEPHUS, 2005, p 264).
6º CITAÇÃO
“Qual templo? – Abaye, ou, pode-se dizer, Rabi Hisda, respondeu: A referência é a construção de Herodes. De que é que ele o construiu? – Respondeu Rabá: De mármore amarelo e branco. Há alguns que dizem: De mármore amarelo, azul e branco” (talmud, Mas Sukkah, 51b).
7º CITAÇÃO
“O Santuário tinha por dentro vinte côvados de comprimento (10,4m), vinte de largura (10,4m) e vinte de altura (10,4m)” (I Reis, 6, 20).
8º CITAÇÃO
“Avançava em direção ao terceiro pátio do templo, ele se encontrava rodeado por uma barreira de pedra de 3 braços de altura (1,30m), muito bem trabalhada. (...) pois era assim que se chamava a segunda muralha do templo. Tinha-se acesso a ela por 14 degraus a partir do primeiro cinturão; sua superfície, em altura, formava um quadrado, e ela estava protegida por um muro próprio. (...) Depois dos 14 degraus, havia um espaço de 10 braços (4,40 m), inteiramente plano, até a parede; de lá, cinco outros degraus davam acesso aos portais. (Flávio Josefo, Guerra Judaica,V.193-198 ).
9º CITAÇÃO
“A construção do templo feito de belas pedras e recamado de ricos donativos” (Lc 21, 5).
10º CITAÇÃO
“Tito permaneceu de pé, fora do Templo, do lado do Ocidente, no lugar onde se encontravam as portas de acesso à galeria e uma ponte que unia a cidade ao Templo” (JOSEPHUS, 2005, p. 206).
OBS: Descoberta e escavação: O arco de Robinson foi identificado no ano de (1838) pelo estudioso bíblico Edward Robinson.
REFERÊNCIAS
JOSEPHUS, Flavius. Seleções de Flavius Josephus. História dos Hebreus. São Paulo: Madras, 2005.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. 2ª impressão. São Paulo: editora Paulinas, 2003.
Bíblia Sagrada. 29ª Ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2001.
História Viva. Grandes Temas. Um homem chamado Jesus. nº19. Duetto, p. 28.
Nenhum comentário:
Postar um comentário