Capacitados para servir
Pentecostes é uma graça constitutiva - “que faz
parte” - do grande mistério pascal, pelo qual o Filho - o Verbo de Deus
encarnado - obteve para nós a remissão de nossas faltas e a garantia de
participação na vida eterna, na comunhão com a Trindade Santa, Deus tem um
propósito especial e muito definido ao nos dar o seu Espírito Santo: tornar
possível a continuidade da graça da salvação para todas as gerações que se
sucedem à morte e ressurreição de Cristo (cf. DIM, 1; DeV, 22 e 67). “
Recebereis o poder do Espírito Santo e então sereis minhas testemunhas [...]
até os confins do mundo”, nos esclarecia Jesus (cf. At 1,8). “Assim como o Pai
me enviou, assim estou enviando vocês [...]: recebam (para isso) o Espírito
Santo! E o que vocês perdoarem, estará perdoado (cf. Jo 20, 21-23). O Espírito,
pois, nos é dado não apenas como “penhor da nossa herança” eterna (cf. Ef 1
13-14; Gl 4, 6-7, Ti 3, 5-7), mas também para que posamos testemunhar a
respeito da obra de Jesus (cf. Jo 15,26-27). “... é missão do Espírito Santo
também o transformar discípulos em testemunhas de Cristo” conforme nos recorda
João Paulo II, em sua Encíclica Catechese Tradendae, n. 72.
O Catecismo da Igreja católica (n.683) nos diz que
“sem o Espírito não é possível ver o Filho de Deus, e sem o Filho, ninguém pode
aproximar-se do Pai, pois o conhecimento do Pai é o Filho, e o conhecimento do
Filho de Deus se faz pelo Espírito Santo.” E Paulo VI, em sua Encíclica
Evangelli Nuntiandi, n.75, nos ensina que “nunca será possível haver
evangelização sem a ação
do Espírito Santo [...] Ele é aquele que, hoje ainda, como nos inícios da Igreja, age em cada um dos evangelizadores que se deixa possuir e conduzir por ele, e põe na sua boca as palavras que ele sozinho não poderia encontrar, ao mesmo tempo que predispõe a alma daqueles que escutam, a fim de a tornar aberta e acolhedora para a Boa Nova e para o reino anunciado. As técnicas da
evangelização são boas, obviamente; mas ainda as mais aperfeiçoadas não poderiam substituir a ação discreta do Espírito Santo. A preparação mais apurada do evangelizador nada faz sem ele.
do Espírito Santo [...] Ele é aquele que, hoje ainda, como nos inícios da Igreja, age em cada um dos evangelizadores que se deixa possuir e conduzir por ele, e põe na sua boca as palavras que ele sozinho não poderia encontrar, ao mesmo tempo que predispõe a alma daqueles que escutam, a fim de a tornar aberta e acolhedora para a Boa Nova e para o reino anunciado. As técnicas da
evangelização são boas, obviamente; mas ainda as mais aperfeiçoadas não poderiam substituir a ação discreta do Espírito Santo. A preparação mais apurada do evangelizador nada faz sem ele.
De igual modo, a dialética mais convincente, sem
ele, permanece impotente em relação ao espírito dos homens. E, ainda, os mais
bem elaborados esquemas com base sociológica e psicológica, sem Ele, em breve
se demonstram desprovidos de valor.” Ou seja, é possível ter-se uma abundância
de programas, de planejamentos, de projetos, e até de boas intenções, mas se
não levarmos em conta, de modo efetivo e experiencial (e não apenas com
retórica sociológica e teológica) a participação livre e soberana do operar do
Espírito, podemos fazer muito barulho e colher poucos resultados em nosso
trabalho de evangelização. Quem não leva à missão os recursos do poder do
Espírito, dá de si mesmo; e o que nós temos a oferecer é sempre pouco para
tocar o coração dos homens - uma vez que a mensagem cristã contém elementos que
vão além da simples capacidade de compreensão intelectual, racional, dos seres
humanos.
Desde os primórdios da evangelização, Paulo
ressaltava: “O nosso Evangelho vos foi pregado não somente por palavra, mas
também com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. Sabeis o que
temos sido entre vós para a vossa salvação” (1 Tes 1, 5). E mais: “Também eu,
quando fui ter convosco, irmãos, não fui com o prestígio da eloqüência nem da
sabedoria anunciar-vos o testemunho de Deus. Julguei não dever saber coisa
alguma entre vós, senão Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado. Eu me
apresentei em vosso meio num estado de fraqueza, de desassossego e de temor. A
minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloqüência persuasiva da
sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito e do poder divino, para
que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus” (1
Cor 2,1-5) O Concílio Vaticano II, em seu documento sobre o apostolado dos
leigos (Decreto Apostolican Actuositatem, n. 3), advertia: “Impõe-se pois a
todos o dever luminoso de colaborar para que a mensagem divina da salvação seja
conhecida e acolhida por todos os homens em toda a parte.
Para exercerem tal apostolado , o Espírito Santo -
que opera a santificação do povo de Deus por meio do ministério e dos
sacramentos - confere ainda dons peculiares aos fiéis (cf. 1Cor 12,7),
“distribuindo-os a todos, um por um, conforme quer” (1 Cor 12, 11), de maneira
que “cada qual, segundo a graça que recebeu, também a ponha a serviço de
outrem” e sejam eles próprios “como bons dispensadores da graça multiforme de
Deus” (1 Pd 4, 10), “para a edificação de todo o corpo na caridade” (cf. Ef 4,16).
A obra da Salvação é uma obra de Deus. E para
realizar e cooperar com a obra de Deus, precisamos do poder de Deus, conforme
nos foi prometido e dado (At 1,8). Assim como é louvável buscarmos o mais
frequentemente possível a comunhão com o Senhor na Eucaristia, de igual modo é
salutar pedirmos ao Senhor que nos batize, que nos sature constantemente com
seu Espírito, capacitando-nos adequadamente para a missão. Abrir-se, pois, ao
Espírito Santo e aos seus dons e carismas é a forma concreta de nos deixarmos
interpelar por Sua Palavra e respondermos com fé e generosidade ao chamado que
Deus, privilegiadamente, nos fez em Jesus Cristo , pelo Espírito! Amém!
Por: Renato Alves - Ministro de Artes
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