quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

FORMAÇÃO

Dança Profética

Restaurando a Dança

   Tenho visto muitos irmãos que Deus tem chamado para dança, mais ao mesmo tempo vejo na igreja do Senhor, um grande receio em relação à dança, uns acham que a dança é um passo para o mundo, outros que gera sensualidade, outros ainda dizem que não há base bíblica para tal ministério, por isso resolvi estudar mais para que juntos possamos esclarecer dúvidas sobre esse assunto tão polêmico ainda na igreja.

Um pouco de história.

Como a dança era geralmente ligada á adoração pagã, então os cristãos foram ensinados a evitar todo tipo de dança.

Dois fatores afetaram o uso da dança na igreja:

         1. Destruição do templo em 70 D.C

            Os cristãos se reunião em suas casas, e o espaço para celebrar com danças se tornou um problema prático.
         2. Espiritualização

            O grande número de gentios se convertendo trouxe consigo diferenças cruciais em expressões e identidades culturais.Seguindo professores como Origen, Justim Martyr, John Chrystsoston o famoso teólogo Augustine,a teologia da igreja mudou para refletir a cultura Helênica de seus líderes.Tanto Justyn Martyr ( 100-165 d.C.) como Hippolytus ( 200d.C.) descrevem a dança como uma simples dança de roda, conduzindo os participantes em uma alegre celebração.Os antigos pais da igreja concordavam que a dança sagrada permitia que se experimentasse o amor de Deus.
         3. A igreja Medieval (400-1400 d.c)

            A dança era usada em dias diferentes de festa, No dia de Sto. Estevão, Dia de São João, no dia dos Santos Inocentes...Havia uma dança na igreja medieval chamada Trypudium, eram 3 passos para frente e um para trás, simbolizava a vida Cristã, toda vez que damos alguns passos para frente, nós damos um passo para trás.A dança foi incorporada ao culto na igreja, e não houve período alguns que a dança não foi associada á prática do Catolicismo.
         4. A Reforma

            O período da reforma começou em 1525, e trouxe a quase completa morte da dança na igreja protestante.Nessa época o Balé Clássico se tornava proeminente, a arte pintava as paredes das catedrais.Mas a postura da igreja em relação às artes sofreu na mão de alguns reformistas.
                * Martinho Lutero (1483-1546) Era extremamente contra a dança sagrada. Durante o Conselho de Trento levou a supressão total de qualquer dança até o final do século 18.
                * Protestantismo: Visão crítica das artes, a filosofia na época dizia que a mente tinha prioridade sobre o corpo.Enfatizava-se o racional ao invés do experimento, a dança era considerada inapropriada por ser muito subjetiva.

5. A dança na América

          o Sharkers:No final do século 18 a dança era escassa nas igrejas, então um grupo de puritanos, chamados sharkes, vindos da Inglaterra, veio a América. Eles projetavam danças complexas, onde homens e mulheres se moviam separadamente, eles sacudiam suas mãos para um lado representando receber o Espírito Santo e para outro representando jogar o pecado fora.
          o Os monges Beneditinos: O Irmão Leo em Vermont descobriu o valor da dança na adoração, depois de passar um tempo na Abadia de Dorminition em Jerusalém. Ele estabeleceu a dança em sua comunidade.

"Sempre que a igreja Cristã se livrou de suas atitudes antijudaicas e restaurou a apreciação pela experiência, ao invés de uma mera fé racional, foi capaz de redescobrir a dança como forma de adoração".

É difícil apontar o renascimento da dança na igreja, mas nos anos 40, dançarinos começaram a usar seus dons para explorar o uso da dança na adoração.

"Esses dançarinos juntaram a sua busca espiritual com seu treinamento disciplinado na dança e surgiu uma forma de arte nova-antiga. Esses pioneiros introduziram a dança na adoração e encorajaram as congregações a usarem a dança".

6.Dança Messiânica

Desde 1968, quando o movimento Messiânico floresceu...fazem parte dele congregações por todo o mundo, incluindo 150 congregações sôo nos Estados Unidos.Esse movimento se identificou com as promessas bíblicas a Israel, e com os Israelitas modernos cuja a cultura é inclinada para a dança.

As danças judaicas são a expressão de sua cultura e crença religiosa.

Para os judeus a dança sempre foi uma oração acompanhada por música, cânticos ou bater de tambores.Para o movimento messiânico, avivamento envolve o uso da dança sagrada sendo restaurado à sua apropriada prática bíblica.

Restauração

Jesus nos fala no evangelho de João que Deus busca os verdadeiros adoradores, e podemos ver em várias gerações da igreja pessoas que sempre estiveram dispostas a render os movimentos do seu corpo em adoração ao Senhor.

Renne, uma amiga minha, diz em seu livro que Deus não busca a restauração da dança, mas a dança dos restaurados, é uma frase forte, mas que nos traz uma grande verdade, só pessoas realmente restauradas pelo Senhor podem ser usadas para a restauração dessa e de outros tipos de arte, se o seu coração queima por ver as artes sendo restauradas por Deus, entenda Deus vai começar primeiro em você, em seu coração, não podemos restaurar nada se nós mesmo ainda não fomos restaurados por Deus.

A restauração traz vida e poder de volta a algo que estava perdido.

Autor: Gisela M. Kohl Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário