terça-feira, 3 de janeiro de 2012

BOTE FÉ!




O que é a Jornada Mundial?

Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de centenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens, para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas. O objetivo é partilhar com os jovens de hoje a mensagem de Cristo, e criar um ambiente aberto e de convivência para refletir, em conjunto, sobre as questões fundamentais da existência. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema. O Papa convoca os jovens do planeta, escolhe o local do próximo encontro e o tema da JMJ. Orienta também o modo de o preparar e realizar, e preside à celebração, na presença dos Bispos de todo o mundo. Os objetivos prioritários da JMJ são a evangelização, a comunhão eclesial com o Santo Padre e a peregrinação na fé. 
Durante as JMJ, acontecem eventos como Catequeses, Adorações, Missas, Momentos de Oração, Palestras, Partilhas e Shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua antepenúltima edição, na Alemanha em 2005, reuniu cerca de um milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, "…a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo."
Porque pode me interessar?

Porque pode ser um grande estímulo para a tua vida cristã e uma oportunidade de viver na primeira pessoa a universalidade da Igreja.
Para que se celebra?

Para partilhar com todo o mundo a esperança de muitos jovens que queremos comprometer-nos com Jesus Cristo e com os outros.
O que é “viver uma JMJ”?

Pode ser uma experiência única de aprofundamento da tua fé e de aproximação a Jesus Cristo, com a oração e os sacramentos, juntamente com milhares de jovens que partilham as mesmas inquietações e aspirações que você.

World Youth Day 2011 Madrid

Por quatro dias, entre 18 e 21 de agosto, o papa Bento XVI foi para Madrid, capital da Espanha, para acompanhar os eventos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que reúne católicos do mundo todo. 
O papa foi recebido por cerca de dois milhões fiéis de diversos países, dos Estados Unidos até Irlanda e México. O evento teve Missas, Mensagens do papa, Adorações, Momentos de Oração, Palestras, Partilhas e Shows  e o anúncio do JMJ no Rio de Janeiro em 2013. O evento, criado em 1984, surgiu após o papa João Paulo II entregar uma cruz de madeira de quatro metros de altura aos jovens religiosos.
Seguindo o ritual, com o encerramento da Jornada da Espanha, os jovens entregaram a cruz para a juventude brasileira. O papa Bento XVI afirmou que tem interesse em presidir o evento no Brasil. 
"Peçamos ao Senhor já desde este momento que ajude os jovens de todo o mundo que tiverem de se preparar para que possam se reunir novamente com o papa nessa bela cidade brasileira", declarou o papa em espanhol.

Confira algumas fotos e vídeos da JMJ, em Madrid: 

Juventude católica em Madri
Pessoas de diversas nacionalidades se despedem do papa em Madri
Papa saudou população reunida na Espanha



Pessoas acamparam para ver o papa em Madri


Faixa publicitária

De Madrid para o Rio de Janeiro! A cidade brasileira será a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) da Igreja Católica, em 2013



Cristo lhe espera de braços abertos!


"A JMJ é um grande encontro religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo. A celebração, idealizada pelo Papa João Paulo II, foi realizada pela primeira vez, de maneira oficial, no Domingo de Ramos de 1984, no Vaticano. Desde então, peregrinos católicos e não católicos percorrem o mundo a cada dois ou três anos, como regra geral, para celebrar a vida, a união entre os povos e a mensagem de fé e esperança pregada por Jesus Cristo.De Madri para o Rio de Janeiro! A cidade brasileira será a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) da Igreja Católica, em 2013. O anúncio foi feito neste domingo (21) pelo Papa Bento XVI, durante o encerramento da 12ª edição do evento, na capital espanhola. “Nosso próximo encontro será no Rio de Janeiro”, disse o Papa diante de milhões de jovens de várias partes do mundo que lotaram o Aeródromo de Cuatro Vientos, na periferia da cidade.

O evento já reuniu cerca de 15 milhões de jovens em 10 países. Em Madri, última edição, a JMJ recebeu 1,2 milhão de peregrinos de 170 nações aproximadamente. No Rio, espera-se um público ainda maior de visitantes estrangeiros e do próprio país."

A Cruz e o Ícone

“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.

Papa Bento XVI

História da Cruz da JMJ

A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo. 
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião:
"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção". (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.
Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e agora na Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do pais sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

O Ícone de Nossa Senhora

Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani", uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
"Hoje eu confio a vocês… o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas" (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003)

Papa Bento XVI continua o legado

O Papa Bento XVI, continuando o legado de seu predecessor, falou na cerimônia de entrega da Cruz e do Ícone da JMJ de um grupo de jovens alemães para uma delegação de jovens australianos no Domingo de Ramos de 2006. Então enfatizou porque o Ícone de Maria pertence à peregrinação da Cruz da JMJ. 
"Nossa Senhora esteve presente no cenáculo com os Apóstolos quando eles estavam esperando por Pentecostes. Que ela seja vossa mãe e guia. Que ela vos ensine a receber a palavra de Deus, a valoriza-la e medita-la em seu coração (cf. Lc 2,19) como ela fez com sua vida. Que ela possa encorajar-vos a dizer o vosso "sim" ao Senhor ao viver "a obediência da fé". Que ela possa ajudar-vos a permanecer fortes na fé, constantes na esperança, perseverantes na caridade, sempre atentos à palavra de Deus". 
Ao observarmos Maria no Ícone carregando seu Filho, ela nos ensina como levá-lo para o mundo.
Milhões de jovens nos últimos 20 anos participaram das Jornadas Mundiais da Juventude. Centenas de milhares mais participaram da graça do evento pelo seu encontro com a Cruz e o Ícone da JMJ. Esses símbolos são apresentados ao mundo de forma mais contundente pelos jovens que os levam não por alguns momentos ou horas, mas pelo exemplo de suas vidas cristãs diariamente.
Acolhida da Cruz e do Ícone da Jornada no Brasil

Milhares de fiéis católicos se reuniram no domingo, dia 18 de Setembro de 2011, em São Paulo para receber a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Nossa Senhora, vindos da Espanha, que irão peregrinar pelas dioceses do Brasil em preparação à JMJ 2013, no Rio de Janeiro. 
A Cruz e o Ícone vão percorrer 275 dioceses no Brasil até a vinda do Papa Bento XVI, em Julho de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Os símbolos da Jornada devem passar por todos os 17 regionais da CNBB. Também estão previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé". 
Em dezembro de 2012, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina; retornam em janeiro de 2013 para o sul do Brasil. A etapa final acontecerá no sul de Minas Gerais, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no Estado do Rio de Janeiro, onde chegam em abril de 2013.

Programação da acolhida da Cruz e do Ícone da Jornada no Santuário Nossa Senhora da Piedade #botefé:


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário