quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SANTOS ARTISTAS


São Genésio: Mártir e Padroeiro dos Artistas

 

A definição comumente aceita de santos, é que são aqueles indivíduos que viveram uma vida exemplar na terra e a quem a Igreja Católica determinou que estão certamente com Deus. Os santos são mais comumente conhecidos pelo martírio, virtude heróica, e milagres.
Bom, e o artista de teatro tem padroeiro? Tem sim, embora a quase totalidade da classe teatral não saiba. Falamos de São Genésio e vamos conhecer sua história...

Genésio era um romano com vocação teatral para a comédia. Induz-se que ele era líder de trupe de teatro em Roma. Por sua vocação humorística, foi convidado para encenar um espetáculo onde seria feita uma paródia irreverente que expunha ao ridículo o rito do batismo cristão. Para aprender sobre seu personagem, ele infiltrou-se entre os cristãos e insinuou-se um deles para estudar o comportamento dos fiéis e assim, viver o papel com mais autenticidade. No fundo, Genésio queria fazer o seu “laboratório” com os cristãos para brilhar em cena.

O convívio com os cristãos impressionou-o de tal maneira que, no dia do espetáculo em meio a encenação, sentiu-se tocado pela graça divina, acabou improvisando o papel a ti conferido e proclamou-se um cristão de verdade, negando-se a interpretar comicamente o ritual do batismo para divertir a platéia imperial. Deocleciano, em cuja homenagem se realizava a encenação, enfureceu-se, ordenando que Genésio fosse batizado ali mesmo, mas com o próprio sangue, após ser morto em pleno espetáculo tendo sido Genésio torturado e decapitado.
A história de São Genésio não é comprovada, no entanto, ele era venerado no século IV e uma igreja foi construída em sua honra.

Ah, e quem disse que não existe ORAÇÃO DO ATOR, existe sim…

Ó meu Deus! Ator Onipotente, criador do maior Espetáculo – o Universo – ouve-me nesta prece de amor!
Dai-me a perseverança, a paciência, a dignidade e o amor! Fazei com que minha personalidade não se deixe influenciar pelo meu personagem, mas, que eu possa colher dele, toda a vivência, todo vigor, toda força, toda magnitude! Que eu transforme a realidade em uma nova realidade, que eu recrie a obra da arte com toda força inteira e que eu colha do meu trabalho toda justiça, toda fortaleza, toda grandeza e todo amor!
Fazei com que as luzes dos refletores se tornem luzes divinas a iluminar todos os atos da minha vida, para que eu faça do palco um altar, sempre na intenção de o respeitar, dignificar, amar e venerar…
Que cada representação seja para mim, um Ato de Fé! Que cada trabalho seja um sacrifício de glória e sucesso! Para que eu envelheça, crescendo na representação e representante, crescendo na velhice; sempre trabalhando, sempre trabalhando, trabalhando, emocionando e glorificando.
Enfim, para quando eu não mais existir, a minha atuação aqui na Terra não tenha sido em vão, e que, quando cair o pano, no ato final, todos aqueles que convivem comigo, possam aplaudir-me gritando: Bravo, Bravo! E assim, eu possa agradar ao Maior Diretor Universal: DEUS!

O dia do santo é celebrado em 25 de agosto e São Genésio passou a ser o padroeiro dos que trabalham em teatro.

Obderan Bispo
Coordenador do Geral do Grupo de Oração Vida Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário