sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Formação

A CASTIDADE EM MEU SERVIÇO

Em meio a tantos afazeres, em meio a tantas provações, nós acabamos caindo, vacilando... Mas o que permanece no Cristão é a vontade de perseverar e saber que Deus está conosco em todas as circunstâncias.  O convite que o Senhor faz a cada um de nós é um reflexo da confiança que Ele tem em nós. Não tenha dúvidas de que o Senhor sabe tudo, mesmo na sua pequenez Ele te chama para servir.
Hoje vamos refletir um pouco sobre a castidade nas artes. Como dito acima, acabamos vacilando e deixando que o inimigo entre em nosso serviço por pequenas brechas. Às vezes, esta é dada por nossa falta de cuidados com o nosso corpo, por exemplo, nas danças ou nos teatros dos serviços. Por isso, lanço agora a pergunta: será que estou refletindo o Deus Pai, Filho e Espírito Santo em meu corpo?

O Catecismo da Igreja Católica diz que Cristo é o modelo da castidade. Todo batizado é chamado a levar uma vida casta, cada um segundo seu estado de vida próprio (2394). A castidade é uma virtude moral. É também um dom de Deus, uma graça, um fruto da obra espiritual. O Espírito Santo concede o dom de imitar a pureza de Cristo àquele que foi regenerado pela água do Batismo (2345).
A necessidade de decidir pela castidade em nosso serviço, sobretudo em nossa vida como cristãos, nos leva a imitar a pureza de Cristo, Ele que viveu em nossa condição, com exceção do pecado. Algo que acho interessante quando vou servir ao Senhor através da dança é refletir sobre quais músicas ando escutando e cantando. Muitas vezes optamos por escutar músicas que influenciam em nossos gestos e formas de dançar, como o rebolado exagerado. Por isso te levo a refletir: quais músicas eu ando escutando? Será que Jesus estaria escutando-as?

Ser instrumento e mostrar Deus através do nosso atuar imitando-o também na pureza é de suma importância. Como posso ser casto no meu serviço no teatro? Às vezes determinados gestos que colocamos ao atuar podem não refletir o Cristo. Por isso é de suma importância estar vigilantes ao que fazemos e deixamos de fazer em nossos serviços.
Como posso buscar a castidade? Eucaristia, confissão, oração, Palavra, jejum... Poderia enumerar diversos meios pelos quais podemos buscar a santidade. Se seguirmos todos os meios que a Igreja nos propõe como cristãos estaremos fazendo a vontade de Deus e, consequentemente, vivendo a castidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário