sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PASSEANDO PELA BLOGFESRA

As etapas do pecado

A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher: É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?” A mulher respondeu-lhe: Podemos comer do fruto das árvores do jardim. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais.  “Oh, não! – tornou a serpente – vós não morrereis! Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal. A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente.” (Gênesis 3,1-6)

O Pecado entrou no mundo por causa de um diálogo entre Eva e a Serpente e ainda hoje o Demônio procura entrar na vida das pessoas através do pecado. Quando damos espaço para os pensamentos ruins a mente se deixa corromper e nós criamos situações de ruptura internamente com as pessoas que estão ao nosso redor e com Deus.

Por isso o demônio vai buscar maneiras de corromper os nossos pensamentos.

Podemos observar que o pecado consiste em cinco etapas:



1ª Sugestão

Tudo começa com um simples pensamento contra determinada situação ou contra as pessoas. O Demônio vai começar a colocar sugestões em seus pensamentos, são tentações que ainda não são pecado. Pensamentos de julgamentos, desejos, malícia.




2ª Diálogo

Após a serpente oferecer o fruto a Eva, esta entra em diálogo com a serpente, dá abertura a ela e se deixa seduzir.

É preciso tomar cuidado para não entrar em diálogo com o pensamento e com o diabo. Pois quando começo a dialogar com o diabo ou com meus pensamentos entra o pecado, pois estou permitindo a entrada de sujeiras em minha mente.

Você começa a preparar consigo uma estratégia de como vai fazer para realizar o que você planejou.


3ª Combate

É preciso combater os pensamentos com a Palavra de Deus.

Quando Jesus foi tentado no deserto ele não deu “brecha” para dialogar com o demônio, mas buscou as respostas na Palavra de Deus. (Lucas 4,1-13)

Não podemos permitir os diálogos em nossa mente, é preciso combater cada pensamento de julgamento, de condenação, pois assim estamos combatendo com o próprio demônio.

A batalha ou combate espiritual inicia em sua mente, pois você vai querer provar aquilo que o inimigo de Deus sugeriu em seu coração.

São pensamentos assim:
Eu vou ou não vou?
Eu vou na casa dele(a)?
Ah, eu não vou porque vivo uma vida em Deus.
Ah, eu vou porque ele(a) falou coisas de mim e eu devo saber o que ele(a) está  falando ou pesando ao meu respeito!  


4ª Consentimento

É quando você cai na batalha por não ter combatido, é nesse momento que entra o pecado.

É o momento em que Eva aceita comer do fruto do bem e do mal. O pecado entra quando dialogamos e não combatemos contra o demônio, então a pessoa cai.

Você começa a pôr em prática tudo o que o demônio te sugeriu e que era apenas pensamentos, o diálogo com o inimigo te levou ao encontro do pecado.

E após este consentimento que você teve através do inimigo de Deus comete o pecado.

O pecado pode ser isolado ou virar uma paixão.


5ª A paixão

O pecado pode em um instante virar uma paixão e pessoa fica dependente dele. O que vale é somente o “eu”.

Eva vendo que o fruto era bom comeu e ofereceu a Adão. A paixão leva a destruir a nossa vida e a vida dos outros.

Uma vez contaminado com o pecado você se decepciona com as pessoas, seu coração começa a se distanciar de Deus, você não consegue mais sentir o amor e o temor por Deus.

E as conseqüências vêm com o afastamento da caminhada, depressão pessoal profunda, a falta do Espírito Santo em sua vida.

Nesse momento da paixão somente a graça de Deus para ajudar a pessoa a vencer a batalha.


Armas para fugir do pecado

Assim como Davi usando apenas a arma que tinha domínio, cinco pedrinhas e a funda soube naquele momento lutar contra o gigante Golias e vencê-lo, podemos também usar das armas que Deus deixou. Essas armas nos ajudam a não permitir que os pensamentos se desenvolvam (I Samuel 17,40-51).

Eucaristia: é o mesmo Jesus de Nazaré vivo que se torna alimento para a nossa alma, a Eucaristia nos permite de estar comunidade que se torna uma força para os momentos de luta.

Confissão: o Sacramento da reconciliação, não é um castigo, mas o presente para que através do sacerdote podemos novamente nos aproximar de Jesus.

Palavra de Deus: é uma palavra de luz que se torna o sustento para a vida espiritual

Terço: uma oração maravilhosa, que através da meditação dos mistérios temos a oportunidade de percorrer toda a vida de Jesus desde o seu nascimento até a ascensão ao Céu.

Jejum: é um sacrifício, que ajuda a crescer na humildade e a fortalecer a nossa vontade para resistir às ciladas do demônio.  




Pe. Antonello Cadeddu
Comunidade Aliança de Misericórdia
(Acampamento TK 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário