segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A ARTE DE ATUAR



O Teatro Cristão que Salva Vidas
 A arte é a expressão do interior do homem e todos sabem que as palavras convencem, mas o testemunho arrasta. Então o que falar sobre a capacidade ou a força que o teatro tem na evangelização?
O que é o teatro? Não é exatamente a arte de interpretar um personagem e levar o publico a entrar na vida e na historia daquele ou daqueles personagens? Quantas vezes já vimos nossos irmãos brasileiros chorando por causa de um personagem de novela ou odiando por causa de um personagem? Ou ate mesmo mudando seus conceitos por causa da identificação e amor que criam por um personagem? Agora transfira toda essa capacidade de envolver e convencer as pessoas através de personagens e histórias imaginárias ou no máximo humanas, para um teatro que utilize a força e a graça de personagens ou textos bíblicos. Isaías diz que a palavra de Deus é como a chuva que cai e não sobe ao céu sem antes dar o seu devido fruto.
O Teatro cristão traz toda possibilidade de uso da arte, que por si já é envolvente e potencialmente transformadora, aliada a força da Palavra de Deus, dos seus personagens e de toda graça que ela contém. Pela força sobrenatural contida na eleição de um grupo de teatro e por um desejo permanente de Deus revelar-se aos seus filhos amados, temos no teatro cristão um método eficaz e envolvente de evangelização. Talvez nem todos aceitem um convite para uma pregação ou um ensino sobre as coisas de Deus. Torna-se mais atrativo um convite para uma peça de teatro e se esta for realizada com arte e unção, temos uma combinação perfeita para uma experiência do público com o Senhor da arte.
Se as pessoas se emocionam e se identificam com personagens de atores que criam, inventam um personagem totalmente fictício e que na maioria das vezes não tem nada a ver com sua alma, com a sua verdade humana, muito maior será o grau de identificação e emoção de um público com um personagem criado a partir do desejo de levar este povo àquela experiência com o amor de Deus, que é verdade na vida do ator cristão.
O teatro cristão pode ter personagens totalmente imaginários, mas a base inspiradora de toda e qualquer peça de evangelização é a Palavra de Deus e os ensinamentos da Igreja, e o objetivo do trabalho não é somente a diversão ou a informação, mas sim o desejo de levar ao encontro com a verdade e a vida verdadeira, Jesus Ressuscitado!
 Por isso o desafio do teatro cristão é grande. Precisa aliar talento, chamado, vocação, técnica, inspiração e testemunho de vida e de fé. É preciso estar atento para emprestar seu corpo, sua voz, seu olhar, enfim todo o seu ser para o Senhor que continua salvando e amando seu povo. É um mistério. No teatro natural, a pessoa do ator sai de cena e assim dá a vida ao personagem. No teatro cristão, como ministério, o ator sai de cena para dar a vida ao personagem, mas o personagem serve apenas de canal, porque em um determinado momento até o personagem tem que sair de cena para dar a vez ao Espírito Santo que tem a capacidade de entrar nos locais escuros como luz, de irrigar o que está seco, de saciar o que está sedento, de chamar à vida o que está morto. É o momento da unção, onde acontece o inimaginável e todos não tem outra coisa a fazer senão aplaudir o Deus que salva, a aclamar com gritos de bravo!, Bis!, Gloria! Àquele que usa de todos os meios para dar-nos a vida e vida em abundancia.
Por Luiz carvalho - Comunidade Recado

4 comentários:

  1. Boa tarde, Marcel. A Paz de Jesus e o Amor de Maria Santíssima, tudo bem? Eu me chamo Marcos Tadeu Neri e sou licenciado em História pela UERJ, e também tenho um blog católico onde divulgo artigos voltados para fé católica e também onde gosto de expor artigos relacionados a filmes religiosos, que não deixa de ser outra forma de catequizar através da comunicação. Amo de paixão o cinema.

    Rodeando pela internet, já que me encontro de licença médica devido a uma pós-cirurgia no meu joelho, deparei com seu espaço, por sinal muito enriquecedor, pois você esta unindo duas coisas que mais aprecio: a fé e a arte. Acredito piamente que podemos catequizar através do teatro e do cinema, pois como foi dito neste brilhante tópico, é preciso realmente aliar talento, chamado, vocação, técnica, inspiração e testemunho de vida e de fé. Ser autêntico elevando o testemunho de nossa fé e convicção por meio das artes cênicas, e mostrar aos nossos irmãos a verdadeira fé em Cristo, Nosso Senhor.

    Gostaria se possível, contar com seu apoio na divulgação do meu espaço, o VIDEOTECA CATÓLICA, onde reservo um ponto de cultura, fé, e outras variedades, onde trataremos de artigos voltados para a fé católica, e onde também comentaremos sobre filmes e vídeos religiosos voltados para a temática cristã. Seu link já esta interligado ao meu blog (na lista de meus blogs) e será um prazer contar com sua participação. Um abraço fraterno e êxitos em seus projetos.

    Marcos Neri

    Videoteca Católica

    http://www.videotecacatolica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já adcionei o seu BLOG na listas dos nosso, vou utilizar também algumas postagens suas pode ser? gostei muito, forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Pode sim amigo, tem a minha permissão. Grande abraço, paz e bem, obrigado pela colaboração.

    Marcos

    ResponderExcluir