segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FORMAÇÃO

A DANÇA SACRA

A Dança Sacra vem crescendo e evoluindo muito nos últimos anos. E se antes o nível técnico não era nem percebido, hoje temos grupos que desempenham trabalhos com muita unção e qualidade e outros que levam a técnica de maneira excessivamente prioritária, deixando a essência de lado, que é evangelizar passando uma mensagem de amor e fé.
  
Mais ao mesmo tempo que se focar apenas em técnica não acrescenta para a nossa arte, pensar apenas na mensagem, também não trará o resultado esperado por muito tempo. Até porque cada um tem sua autocrítica, buscando sempre melhorar. A dança é a única arte que não necessita de ferramenta alguma para existir, apenas com o seu próprio corpo ela acontece. Então para que descaracterizar a dança com muito teatro, elementos cênicos exagerados, trabalhar apenas as letras de músicas que “já dizem tudo”. Se a sua intenção é de um coração humilde, com certeza aos poucos o Senhor mesmo te capacitará. Mais se você continua cego, achando que sua mensagem sim é compreendida, fique atento: nós estamos criando expectadores de vários níveis e precisamos alcançar aqueles que já possuem uma visão artística crítica!
 
Um ponto que anda derrubando muitos trabalhos evangelísticos é também a música. Não é qualquer música católica ou cristã, que pode ser usada numa dança. Precisamos avaliar a composição, a musicalidade e se realmente é uma boa música. Porque assim como é exigido de nós, um trabalho bem executado, nós precisamos começar a mostrar aos nossos músicos, que a dança precisa de boas músicas! Veja que nossa revolução e evolução contribuirão para toda a arte sacra. Assim vemos outro extremo: grupos que só enxergam a letra da música. E se te derem uma música instrumental, você não vai conseguir evangelizar? Há danças belíssimas feitas apenas com um som: a do próprio coração.
 
Busque uma vida de verdadeiro ministeriado, sendo adorador de Nosso Senhor. Aprofunde-se na temática da sua coreografia. Viva, experimente e testemunhe a mensagem! Seja criativo! Seja inspirador, contribuindo para que a arte sacra expresse a beleza e que o público que prestigia sinta-se tocado e veja a diferença de um trabalho exercido com talento e um trabalho exercido com dom!



Nenhum comentário:

Postar um comentário