segunda-feira, 2 de junho de 2014

A Essência da Dança: O Espírito Santo de Deus

A Dança Sacra vem crescendo e evoluindo muito nos últimos anos. E se antes o nível técnico não era nem percebido, hoje temos grupos que desempenham trabalhos com muita unção e qualidade e outros que levam a técnica de maneira excessivamente prioritária, deixando a essência de lado, que é evangelizar passando uma mensagem de amor e fé.





Com o surgimento de novos grupos de Dança Sacra, conseqüentemente se sentiu a necessidade desta evolução, com a contribuição também de bailarinos profissionais que começaram a se inserir neste meio. Tudo é respectivamente novo, estamos aprendendo e com certeza com as formações, retiros e encontros específicos que começam a surgir para este novo artista, pouco a pouco teremos um equilíbrio e quem sabe uma hegemonia nos trabalhos artísticos.

Mais ao mesmo tempo que se focar apenas em técnica não acrescenta para a nossa arte, pensar apenas na mensagem, também não trará o resultado esperado por muito tempo. Até porque cada um tem sua auto-crítica, buscando sempre melhorar. A dança é a única arte que não necessita de ferramenta alguma para existir, apenas com o seu próprio corpo ela acontece. Então para que descaracterizar a dança com muito teatro, elementos cênicos exagerados, trabalhar apenas as letras de músicas que “já dizem tudo”. 


Se a sua intenção é de um coração humilde, com certeza aos poucos o Senhor mesmo te capacitará. Mais se você continua cego, achando que sua mensagem sim é compreendida, fique atento: nós estamos criando expectadores de vários níveis e precisamos alcançar aqueles que já possuem uma visão artística crítica! Um ponto que anda derrubando muitos trabalhos da evangelização é também a música. Não é qualquer música católica ou cristã, que pode ser usada numa dança. 


Precisamos avaliar a composição, a musicalidade e se realmente é uma boa música. Porque assim como é exigido de nós, um trabalho bem executado, nós precisamos começar a mostrar aos nossos músicos, que a dança precisa de boas músicas! Veja que nossa revolução e evolução contribuirá para toda a arte sacra. Assim vemos outro extremo: grupos que só enxergam a letra da música. E se te derem uma música instrumental, você não vai conseguir evangelizar? Há danças belíssimas feitas apenas com um som: a da próprio coração. 


Busque uma vida de verdadeiro ministeriado, sendo adorador de Nosso Senhor. Aprofunde-se na temática da sua coreografia. Viva, experimente e testemunhe a mensagem! Seja criativo! Seja inspirador, contribuindo para que a arte sacra expresse a beleza e que o público que prestigia sinta-se tocado e veja a diferença de um trabalho exercido com talento e um trabalho exercido com dom! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário