terça-feira, 15 de maio de 2012

ESTUDO BIBLÍCO


ESTUDO BÍBLICO
Allano Augusto
Membro GO Vida Nova, RCC

DEVEMOS GUARDAR O SÁBADO OU DO DOMINGO?
Amados leitores, hoje estou a trazendo como Estudo Bíblico o questionamento do terceiro mandamento da Lei de Deus (Decálogo). Sabemos que existem muitas divergências teológicas cristãs sobre em guardar o Sábado ou Domingo. Por isso, resolvi abordar esse tema polêmico entre os cristãos.
Primeiramente, devemos entender a estrutura do calendário semanal judaico. Observe essa tabela abaixo:   
 
No Antigo Testamento, o Sábado se tornou o dia de repouso semanal, concedido por Deus (Ex 20,8; 23,12; 34,21). Por isso, que o Sábado foi à denominação que os israelitas deram ao sétimo dia da semana. Mas, a palavra sábado vem do hebraico (shabbath) que significa “descanso”. Devemos lembrar que foi no “Sétimo dia” da criação, que Deus Iahweb descansou. Vale ressaltar ainda, que o shabbath judaico começava na tardizinha da sexta-feira (no horário das 18 horas) e terminava na tardizinha do sábado, como revela nos trechos bíblicos (Mt 27,57; Mc 15,42; Lc 23,56; Jo 19,42).
Já, no Cristianismo Primitivo, o Primeiro dia da semana passou a ser solenizada em memória ao dia da Ressurreição de Cristo, como também, a vinda do Espírito Santo.  E a partir daí, o chamaram esse tempo litúrgico como o “dia do Senhor” (Mc 16,9 e At 2,1). Foi daí que veio à palavra Domingo, uma palavra que veio do latim (dies dominicus) que significa, “dia do Senhor”.  No livro do Apocalipse, vemos a nova nomenclatura cristã: Domingo ou dia do Senhor. Vamos agora, analisar as duas traduções desse trecho Bíblico:
(1ª citação)
“No dia do Senhor fui movido pelo Espírito Santo, e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta,...” (BÍBLIA DE JERUSALÉM, Apocalipse, 1,10).
(2ª citação)
“Num domingo, fui arrebatado em êxtase, e ouvi, por trás de mim, voz forte como de trombeta,...” (BÍBLIA SAGRADA AVE MARIA, Apocalipse, 1,10).
Outro ponto a ser lembrado aqui, que o Rito Litúrgico Católico de nossas Missas dominicais começa no Sábado à noite, e se encerra no domingo à noite. Então, para quem não pode celebrar o dia do Senhor no Domingo, poderá participar no Sábado à noite. Espero que tenham gostado do artigo. Paz e Bem!
Referências Bibliográficas
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Sou Católico: vivo minha fé. Brasília, Edições CNBB, 2007.
AZEVEDO, Walter Ivan de. Questões que a Bíblia responde. (Coleção Bíblia na mão do povo). São Paulo: Paulinas, 1999.
BETTENCOURT, Estevão Tavares. Católicos Perguntam. 5ª Edição. São Paulo: o mensageiro de Santo Antonio, 1997.
BÍBLIA SAGRADA AVE MARIA. 29ª Ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2001.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. 2ª impressão. São Paulo: editora Paulinas, 2003.

Um comentário:

  1. Excelente Allano!
    Muito bom o estudo, aliás, parabéns pelos diversos ensinamentos que você tem postado no blog. Com certeza tem ajudado a muitos na compreensão de nossa e fé doutrina cristã.

    Obderan Bispo

    ResponderExcluir