sexta-feira, 22 de junho de 2012

ESTUDO BIBLÍCO


ESTUDO BÍBLICO
Allano Augusto
Membro GO Vida Nova, RCC

A FACE HUMANA DE JESUS HISTÓRICO

Hoje, quero apresentar como estudo bíblico. A face humana de Jesus Histórico. Muitos de vocês devem está se perguntando. Será que essa é a imagem de Jesus?  

A historiografia apresentou ao mundo televisivo a imagem de um Jesus de cabelo curto encaracolado e barba. Os estudiosos tinham chegado a essa conclusão, por causa das pinturas e mosaicos encontrados no Egito e na Síria. Onde, os personagens desse período histórico são retratados na moda romanizada trazida pelo Império Romano. Eles afirmam também que esse comprimento de cabelo é confirmado por São Paulo nas suas epistolas. “A própria natureza não vos ensina que é uma desonra para o homem usar cabelo comprido?” (Cor 11, 14).
Nas províncias da Galiléia e Samaria, foram encontrados muitos indícios da presença romana nessas localidades da Antiga Palestina. Por isso, entendemos a crítica do discípulo Natanael ao dizer: “De Nazaré pode sair algo de bom?” (Jo 1,46).



VOCÊ SABIA?
A recomendação que Paulo escreve na epístola (Cor 11, 14), era para o povo de Coríntios, região da Antiga Grécia. Por isso, que apóstolo vai dizer: “A própria natureza, ou seja, o seu costume (greco-romano) é uma desonra para o homem usar cabelo comprido”. Não devemos esquecer que Paulo era um nazireu, como revela nessa citação bíblica: “fazei com eles os ritos da purificação e paga por eles (a oferta obrigatória) para que rapem a cabeça” (Atos 21,24).
VOCÊ SABIA?
Que Jesus era de origem judaica, e não da Galiléia. Pois, o Jesus histórico citado nos evangelhos, vai dizer que ele nasceu na cidade de Belém, na província da Judéia (Mt 2,1; Lc 2, 4). E seu pai adotivo José, sendo ele um típico judeu (Lc 2,4), educou o Jesus nas tradições judaicas. Valer ressaltar que os judeus (tribo de Judá) e os levitas (tribo de Levi), foram às tribos de Israel que mais seguiram aos ensinamentos Leis do Torá.
VOCÊ SABIA?
Os judeus e levitas tinham um estilo próprio de cabelo. Vejamos a seguir:


Ø Peiot: Designa os cachos do cabelo nas laterais; prescrição também proibia o uso do cavanhaque. “Não raparás em torno de tua cabeça, nem tirarás as bordas da tua barba”(Lev. 19,27 ).
Ø Nazir: o voto de nazireu é um sinal de consagração a Deus: “o devoto deixará crescer livremente os cabelos de sua cabeça” (Núm 6,5).
Ø Levitas: “Os sacerdotes e os levitas... não rasparão a cabeça, não deixarão crescer livremente sua cabeleira; apararão os cabelos” (Eze 44,20).
A partir daí, é muito provável que Jesus histórico realmente tivesse cabelo longo e barba, por causa do costume judaico. E a prova disso, é a passagem bíblica da mulher Samaritana que pergunta a Jesus, “sendo tu judeu, como pedes de beber a mim, que sou samaritana!”(João 4, 9). Assim a mulher, reconheceu-o como típico judeu. Os judeus também usavam sinais religiosos em suas vestes, que foi prescrito na Lei de Moisés (Mt 23,5). Vejamos as recomendações bíblicas:

 

 Ø Tefilin: (em hebraico significa "prece") é o nome dado a duas caixinhas de couro, dentro das quais está contido um pergaminho com os quatro trechos da Torá. "E as atarás como sinal na tua mão e serão por filactérios entre teus olhos". (Deut. 6,8). Elas são amarradas ao braço, e outro, a cabeça entre teus olhos.
Ø Talit: manto listrado usado pelos homens. “Farás franjas nas quatro pontas do manto com que te cobrires” (Deut. 22,12).
Ø Tsitsi: “Façam franjas nas pontas das suas vestes e ponham um fio de púrpura violeta na franja da ponta. Trareis, portanto, umas franjas, e vendo-a vos embrareis de todos os mandamentos de Iahweh” (Num. 15,38).

 
Agora, quero abordar alguns detalhes sobre a vestimenta de Jesus histórico. E a resposta está nessa recomendação evangélica: “Ordenou-lhes que não levassem coisa alguma para o caminho, a não ser um cajado apenas; nem pão, nem alforje (mochila), nem dinheiro no cinto. Mas que andassem calçados com sandálias e não levassem duas túnicas” (Mc 6, 8-9).
VOCÊ SABIA?
Os especialistas em computação recriaram a face retratada no Santo Sudário, o rosto de Jesus em 3D. Vejamos a ilustração abaixo:



Os estudiosos do sudário já conseguiram analisar muitas informações sobre a fisionomia do homem impresso no lençol mortuário. Que para os cristãos católicos a imagem de Jesus:
Ø ROSTO: Raça semita (hebreus);
Ø CABELO: Moda dos nazireu;
Ø BARBA: Repartida no meio (Rabino);
Ø ALTURA: 1,80m;
Ø PESO: 80 quilos;
Ø FÍSICO: Atlético;
Ø IDADE: Está entre 30-35anos;
Ø GRUPO SANGUINEO: AB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário