segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ESTUDO BÍBLICO

ESTUDO HISTORIOGRÁFICO DA BÍBLIA

Olá amigos leitores, estou de volta com algumas perguntas e respostas sobre a época de Jesus. Para isso, tive que ler cinco importantes livros do Mundo Antigo: A Bíblia Sagrada, Flavio Josefo (Historia dos Hebreus), Eusébio de Cesaréia (História Eclesiástica), Suetônio (A Vida dos doze Césares e Heródoto.
Espero que consiga esclarecer muitas dúvidas entre os cristãos católicos. Devo lembrar que as resposta serão tiradas de fontes históricas. Vamos começar? 
 
1) POR QUE OS QUATRO EVANGELISTAS NÃO MENCIONAM A DATA DE ANIVERSÁRIO DE JESUS CRISTO?
Resposta: “A Lei não permite mesmo no dia em que se soleniza o nascimento das crianças fazer festas, de receio de se dar motivos a embriaguez” (FLAVIO JOSEFO, História dos Hebreus, p.1484).
OBS: Os judeus não valorizavam esse costume de celebrar o dia natalício. E é provável que esse fosse o motivo dos evangelistas não deram importância à datação do nascimento de Jesus Cristo.
2) É POSSÍVEL, MARIA TER PERMANECIDO VIRGEM NO SEU CASAMENTO COM JOSÉ? A RESPOSTA É SIM!
Resposta: “Se uma donzela, que se encontre ainda na casa do seu pai, fizer um voto ao Senhor, ou se impuser uma obrigação, e seu pai, tendo conhecimento do voto que ela fez ou da obrigação que tomou, nada disse, todos seus votos e suas obrigações serão válidos. (...) Se na ocasião de seu casamento ela estiver ligada por algum voto ou compromisso (...) e seu marido guardar silêncio até o dia seguinte, com isso ratifica todos os seus votos e todos os seus compromissos; e os ratifica porque nada disse no dia em que deles teve conhecimento” (NÚMEROS 30, 4;14).
OBS: A Lei de Moisés é bem clara. Se uma donzela prometida em casamento fizesse qualquer voto (castidade); e o marido aceita tranquilamente, a esposa poderá viver o seu compromisso. Agora devo salientar que tanto o pai ou marido, tinha o poder de desfazer voto da jovem esposa.
3) A DECISÃO DE JOSÉ DE REJEITÁ-LA SECRETAMENTE SUA ESPOSA. O QUE ISSO ACARRETARIA A MARIA, MÃE DE JESUS? (MT 1,19)
Resposta: “Se um homem, tendo escolhido uma mulher, casar-se com ela, e vier a aborrecê-la por descobrir nela qualquer coisa inconveniente, escreverá uma letra de repudio, lha entregará na mão, e a despedirá de sua casa” (DEUTERONÔMIO 24,1).
OBS: Maria fosse repudiada por José, ela poderia dar-se em casamento com outro homem. Vale ratificar que a Lei Judaica permitia essa prática do divórcio.
4) MAS, SE JOSÉ ACUSA-SE MARIA DE ADULTÉRIO. O QUE ACONTECERIA COM ELA? (MT 1,19). A Lei é clara!
Resposta: “Se, porém, o fato for verídico e não se tiverem comprovado as marcas de virgindade da jovem, esta será conduzida ao limiar da casa paterna, e os habitantes de sua cidade a apedrejarão até que morra, porque cometeu uma infâmia em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai” (DEUTERONÔMIO 22,20-21)
5) A MULHER SAMARITANA DISSE: “NOSSOS PAIS ADORARAM NESTA MONTANHA, MAS VÓS DIZEIS: É EM JERUSALÉM QUE ESTÁ O LUGAR ONDE É PRECISO ADORAR” (JO 4, 20). AGORA VEM A PERGUNTA, QUAL MONTANHA QUE A SAMARITANA ESTAVA FALANDO?
Resposta: Judeus fizeram contínua guerra aos samaritanos, porque nem uns nem outros queriam deixar os seus costumes. Os de Jerusalém sustentavam que somente o Templo de Jerusalém era santo e que não se deviam fazer sacrifícios em outros lugares. Por outro lado, os samaritanos sustentavam que era necessário oferecê-lo no monte Gerizim (FLAVIO JOSEFO, História dos Hebreus, p.538).
6) A ORIGEM OS SAMARITANOS?
Resposta: O rei da Assíria mandou vir gente de Babilônia, de cuta, de Ava, de Emat, de Sefarvaim, e pô-la em lugar dos israelitas nas cidades da Samaria. Estes colonos tomaram posse da Samaria e instalaram-se em suas cidades (II Reis 17,24).
7) A BÍBLIA MENCIONA O NOME DE TRÊS FILHOS DE HERODES, O GRANDE: ARQUELAU (MT 2,22), HERODES ANTIPAS E FILIPE (LC 3,1). AGORA VEM A PERGUNTA. SÓ ERAM ESSES OS FILHOS DE HERODES? A RESPOSTA É NÃO!
Resposta: Herodes teve dez esposas e quinze filhos. A primeira foi Doris, mãe de Antipatro. A segunda foi Mariana, e dela teve cinco filhos, isto é, duas filhas Salampso e Cipro, e três filhos Aristóbulo e Alexandre, o mais jovem morreu em Roma. A terceira foi Mariana, filha de Simão, sumo-sacerdote e dela tiveram um filho de nome Herodes (marido de Herodíades). A quarta era filha de seu irmão. A quinta era sua prima-irmã e não tivera filhos nem de um nem de outra. A sexta era Maltacé, era samaritana e dela tivera dois filhos, Arquelau e Antipas, e uma filha de nome Olimpia. A sétima, chamada Cleópatra, era de Jerusalém e dela tivera dois filhos, Herodes e Filipe. A oitava chamava-se Pallas, dela tivera um filho de nome Fazael. A nona chamava-se Fedra e dela tivera uma filha de nome Roxana. A décima chamava-se Elpídia, da qual tivera uma filha chamada Salomé (FLAVIO JOSEFO, História dos Hebreus, p.783 e p.1067).
8) QUEM ERA A FILHA DE HERODÍADES QUE DANÇOU PARA HERODES ANTIPAS QUE A BÍBLIA NÃO MENCIONA?
Resposta: Herodias não teve vergonha de desrespeitar as nossas leis, abandonando o marido Herodes para desposar Antipas, irmão dele, e tetrarca da Galiléia. Salomé, sua filha, desposou Filipe, filho de Herodes, o Grande, e tetrarca de Traconites (FLAVIO JOSEFO, História dos Hebreus, p.840).
9) EM QUE LOCAL JOÃO BATISTA FOI ENCARCERADO POR HERODES ANTIPAS QUE A BÍBLIA NÃO MENCIONA?
Resposta: João, cognominado Batista. (...) Havendo uma multidão grande de pessoas que o seguia a fim de escutar sua doutrina, Herodes, com medo de que o poder quer exercia sobre eles pudesse vir a incitar alguma revolta, (...). Por isso, ordenou que o prendessem em Maquera, em uma fortaleza (FLAVIO JOSEFO, História dos Hebreus, p.838).
Espero que tenha gostado. Ainda teremos novas perguntas e respostas sobre a fascinante época de Jesus nos próximos artigos. Paz e bem para todos. 


Allano Augusto
Membro GO Vida Nova, RCC
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário