terça-feira, 22 de novembro de 2011

A ARTE E A UNÇÃO

DEUS DISSE: DEVOLVA MEU DESENHO!!!!
Amigos,
Esse foi o tema da minha pregação no G.O de sábado: “Dá a Deus o que é de Deus”, por isso vou compartilhar com todos aqui...
Essa é uma das passagens mais conhecidas, e usadas frequentemente pelas pessoas, na frase: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. Muito se atem a essa frase, mas fico com a parte da Arte, vocês podem até se perguntar, onde tem Arte nessa história? Foi para isso que decidir escrever, para lhes mostrar, e anunciar que você deve devolver o desenho a Deus.
Bem como de costume nessa TAG, irei participar da passagem, vamos lá:
Os Fariseus tramavam contra Jesus, então arquitetavam armadilhas para tentar pegá-lo na contradição, em alguma palavra (bobinho eles, parece que não conhecem o Campeão das palavras, pois não há uma só palavra Dele que adentre em nós e não modifique nada, “Tua palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal”), então os Fariseus, juntamente com alguns partidários de Herodes, vão ao encontro de Jesus, o qual estava no Templo pregando (claro que eu estaria com Jesus, sou fascinado por suas parábolas, pois não existe alguém que supere Ele na arte de contar e interpretar histórias, gostaria muito de aprender, para prender a atenção de minha filhinha, para ela ficar um pouquinho quieta, mais saiu a mãe, fazer o quê? Tinha que ser muito sapeca).
Eles chegam até a Jesus, daquele jeito, tipo: pessoas quando querem algo da mãe, “Mãe a Senhora é a melhor mãe do mundo, sabia?, sabia que te amo muito, sabia?, sabia que a Senhora tem cabelos lindos, sabia?. E a mãe já desconfiada, diz: “diga logo o que você quer”, e na ousadia nós respondemos, “mãe, tem dois reais?”
Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. Mat 22, 16.
A partir daí, eles formulam a pergunta, traiçoeira, 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?” , percebam que se Jesus dissesse SIM, Ele estaria apoiando os extorquidores, e indo de encontro com o povo, se dissesse NÃO, Ele estaria indo de encontro à César, mas Como Grande Campeão, Diz: 18Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!”, (Nesta hora depois do Hipócritas, foi a minha deixa para partir para cima dos fariseus, Gritando: “agora é porrada”, e pedindo a Deus o chicote usado por Jesus para tirar o vendedores do templo, mas Jesus tinha algo melhor para aquilo, e com um olhar 43 em minha direção, disse: “psiu, fique quieto!”).
“19Mostrai-me a moeda do imposto! Levaram-lhe então a moeda.
20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
Pronto, foi o desenho que o Senhor se atentou, Ele pergunta sobre o desenho na moeda, Ele tira a pergunta de algo mundano, transitório, passageiro, temporal, e atribui a algo divino, permanente. Exerce a ruptura do mundo mundano com o Divino, o ser versus o ter, o material versus o espiritual. Ele afirma que devemos viver no mundo com todas as obrigações inerentes, mas nós diz para buscarmos as coisas do alto, ser embaixadores de Cristo na terra de cidadania celestial, ser embaixador é ser representante e voz de Cristo.
E quanto ao desenho, a Arte, aquilo que tiver a inscrição, a marca do homem, dê ao homem, aquilo que tem a inscrição, a marca, o desenho de Deus, dê a Deus. Quem tem o melhor desenho, o mais perfeito desenho de Deus?, nós que somos Sua imagem e semelhança, nós somos o desenho, nossa vida Ele tornou do rabisco ao desenho, é a nossa vida que devemos dar ao Senhor, então Devolve a Ele o que Ele lhe deu, a vida, consagra e integra ao Senhor, devolve, devolve, devolve, sem delongas...

 Por: Marcel Almeida
Coordenador do Ministério das Artes
Grupo de Oração Vida Nova . RCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário