domingo, 15 de janeiro de 2012

ESTUDO BIBLÍCO


A CENA DE ULTRAJE DE JESUS

Allano Augusto
Membro do GO Vida Nova - RCC

De acordo com os quatro Evangelhos, Jesus Cristo teria sofrido agonia da flagelação dos açoites e do escárnio da coroação. Mas, foi o profeta Isaías do Antigo Testamento que descreveu o estado lastimoso a que foi reduzido o Filho de Deus, e profetizou-o, dizendo: “Ele estava tão desfigurado que havia perdido a aparência humana(Is 52,14).
Importante frisar ainda que muitas profecias de alguns santos místicos da Igreja Católica também contribuíram para o relato do sofrimento de Jesus Cristo. Vejamos agora, alguns dessas profecias:  

1.     Faustina escreveu-lhe: “Vi Nosso Senhor amarrado ao tronco e logo sobreveio a flagelação. Vi quatro homens que se revezavam a açoitar o Senhor com azorrague... Jesus se calava e olhava para o longe... Cerrava os olhos em um gemido surdo” (Diário da Santa Faustina, caderno I, 445,P. 149).
2.     O mesmo foi revelado à S. Brígida pela Santíssima Virgem: “Eu, que estava presente, vi seu corpo flagelado até as costas, de modo que eram visíveis suas costelas. E o mais doloroso era que, ao retraírem-se, os azorragues vinham com pedaços de carne” (Lib. I revel., c. 10).

Outra importante fonte de investigação é a Impressão Tridimensional do Tecido do Santo Sudário. Quanto mais se estuda o Sudário e quanto mais pesquisa, mais se confirma a sua veracidade histórica.


Vejamos agora, algumas descobertas sobre o Sudário:
·        Mais de cento e vinte golpes de chicotes, o “flagrum” romano para provocar lacerações na pele – que ficaram impressas no sudário – e, com exceção da zona do coração (PRENEY, 1998, p.45).
·        O flagrum era confeccionado de várias formas, sendo que a mais corriqueira, era a de um chicote de couro com três ou até mais extremidades também de couro, com bolinhas de metal, ossos de carneiros (FREDERICK, 2005, p.32).

Flagelação Romana
Na flagelação romana, não havia uma Lei específica referente ao número de açoites que o réu tinha que submeter. E foi por esse tipo suplício que Jesus foi açoitado no pretório.

Flagelação Judaica
Na flagelação da Judaica, a lei permitia que o réu apanhasse 39 chibatadas com varas. Vejamos alguns trechos bíblicos referente às chibatadas:
·        “... se o culpado merecer ser açoitado, o juiz fá-lo-á deitar por terra e o fará açoitar... Não se poderá ultrapassar o número de quarenta” (Deut 25, 2-3).
·         “Os magistrados mandaram arrancar-lhes as vestes para açoitá-los com varas” (Atos 16,22).
·        Paulo relatou-o, dizendo: “recebi dos judeus os quarenta açoites menos um” (II Cor 11,24).

 
COROAÇÃO DE ESPINHOS
Na cena dos ultrajes não devemos esquecer-nos da coroação de espinhos, vejamos a seguir:
PROFECIA: “Ofereci as minhas costas aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam a barba; não escondi o meu rosto dos que me afrontavam e me cuspiam” (Isaias 50, 6).
TESTEMUNHO: “Cuspiam-lhe no rosto e, tomando da vara, davam-lhe golpes na cabeça” (Mt 27, 30).
ESTUDO: “O Homem do Santo Sudário apresenta um golpe sobre o nariz e o pômulo direito, afundando o primeiro e provocando um hematoma no segundo” (PRENEY, 1998, p.37).

Nenhum comentário:

Postar um comentário