quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ESTUDO BIBLÍCO


ESTUDO BÍBLICO
CRUCIFICAÇÃO DE JESUS
Allano Augusto
Membro do GO Vida Nova –RCC

No tempo de Jesus havia três formas de crucificação. O tipo mais comum era a crux simplex, composta de uma única estaca como mostrar a ilustração número (2). Também havia a crucificação, onde o réu era suspenso em uma árvore como apresenta a ilustração (3). Já a crux immissa (1) seria o tipo de cruz que Jesus se submeteu pelos seus algozes. Ela é formada por duas madeiras fundamentais: “stipes”, que é a trave vertical, e o patíbulo, que é a trave horizontal que era mantida fixa no terreno do suplício.
O condenado era despojado de suas vestes e pendurado nu como forma de humilhação. Nas investigações do Santo Sudário revela que o corpo impresso no lençol mortuário está nu. Vejamos o trecho bíblico:   “Depois de os soldados crucificarem Jesus, tomaram as suas vestes e fizeram delas quatro partes, uma para cada soldado. A túnica, porém, toda tecida de alto a baixo, não tinha costura... eles a sortearam entre si” (Jo 19,23).

SOBRE O ESTUDO DAS CHAGAS DAS MÃOS E DOS PÉS
Os estudos do Santo Sudário revelam o seguinte: Jesus teve os seus dois pés cravados com um só prego. Já, as chagas das mãos estão localizadas na região dos pulsos. Como revela a ilustração abaixo:

SOBRE O ESTUDO DA CHAGA DO LADO DE JESUS
Bíblia, João evangelista descreve que Jesus foi perfurado por uma lança após sua morte; e que ocasionou o jorramento de sangue e água do peito do crucificado. Para os médicos legistas, “água” era líquido pleural dos pulmões quando o condenado se agoniza na cruz. Como revela nessa citação bíblica: “Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água” (Jo 19, 33-34).
Há profecias belíssimas no Antigo Testamento que chama a atenção dos cristãos sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo. E Jesus havia dito: “Era necessário que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos” (Lc 24, 44). Vejamos a seguir, duas importantes profecias:

PROFÉCIA DE ISAÍAS capítulo 53

3 Era desprezado, era a escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; como aqueles, diante dos quais se cobre o rosto, era amaldiçoado e não fazíamos caso dele.
4 Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado.
5 Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniqüidade; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas.
7 Foi maltratado e resignou-se; não abriu a boca, como um cordeiro que se conduz ao matadouro, e uma ovelha muda nas mãos do tosquiador.
9 Foi-lhe dada sepultura ao lado de facínoras e ao morrer achava-se entre malfeitores, se bem que não haja cometido injustiça alguma, e em sua boca nunca tenha havido mentira.

SALMO 21 (Heb. 22)
2 Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?
8  Todos os que me veem zombam. Dizem, meneando a cabeça:
9 “Esperou no Senhor, pois que ele o livre; que o salve, se o ama.”
16 Minha garganta está seca qual barro cozido, pega-se no paladar a minha língua...
17 Transpassaram minhas mãos e meus pés:
18 poderia contar todos os meus ossos. Eles me olham e me observam com alegria,
19 repartem entre si as minhas vestes, e lançam sorte sobre a minha túnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário