quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ESTUDO BIBLÍCO


DESCRIÇÃO DE JESUS CRISTO


Allano Augusto
Membro GO Vida Nova, RCC

 

Hoje, queridos leitores quero apresentar como estudo bíblico a fisionomia de Jesus Cristo. Alguns podem até dizer, ‘ele vai se basear pela pesquisa do Santo Sudário’, e a resposta é ‘não’. Quero começar o estudo com essa frase de Jesus: “Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para abolir, mas sim para levá-los à perfeição” (Mt 5, 17). Diante dessa citação, podemos afirmar que Cristo era um seguidor da Lei de Moisés. E como seguidor fiel, é provável que Jesus usasse a moda prescrita no Torá (livro do Pentateuco). Por exemplo, como a prescrição sobre a moda dos cabelos:

·        Peiot: Designa os cachos do cabelo nas laterais; prescrição também proibia o uso do cavanhaque. “Não raparás em torno de tua cabeça, nem tirarás as bordas da tua barba”(Lev. 19,27 ).
·        Nazir: o voto de nazireu é um sinal de consagração a Deus: “o devoto deixará crescer livremente os cabelos de sua cabeça” (Núm 6,5).
A partir daí, é muito provável que Jesus realmente tivesse cabelos longos e barba, por causa do costume religioso judaico. E a prova disso, é a passagem bíblica da mulher Samaritana que pergunta a Jesus, ‘sendo tu judeu, como pedes de beber a mim, que sou samaritana!” (João 4, 9). Assim a mulher, reconheceu-o como típico judeu. Quero ressaltar ainda, que os samaritanos eram odiados pelos judeus, por causa do seu sincretismo religioso (costumes pagãos e judaico). Os samaritanos nessa época bíblica se trajavam como os pagãos romanos. Vejamos, agora os retratos de fayum encontrado no Egito, que aborda a moda romana globalizada no Mundo Antigo.
Já com relação à idade de Jesus, podemos encontrar em dois trechos bíblicos: primeiro está no evangelho de Lucas, capítulo 3, versículo 23, onde relata ‘Jesus tinha cerca de trinta anos’. O segundo, no evangelho de João, quando os judeus lhe disseram: ‘Não tens ainda cinqüenta anos e viste Abraão!’ (8, 57). A partir daí, se concluir que Jesus era um homem da casa dos trinta anos.
Agora, quero abordar sobre os trajes típicos de Jesus. E a resposta está nessa recomendação de Jesus: “Ordenou-lhes que não levassem coisa alguma para o caminho, a não ser um cajado apenas; nem pão, nem alforje (mochila), nem dinheiro no cinto. Mas que andassem calçados com sandálias e não levassem duas túnicas” (Mc 6, 8-9). Mas, não posso esquecer-me de citar que Jesus também usava sinais religiosos em suas vestes, que foi prescrito na Lei de Moisés, tais como: tefilin (faixas), talit (manto) e tsitsi (franjas).
·        Tefilin: (em hebraico significa "prece") é o nome dado a duas caixinhas de couro, dentro das quais está contido um pergaminho com os quatro trechos da Torá. "E as atarás como sinal na tua mão e serão por filactérios entre teus olhos". (Deut. 6,8). Elas são amarradas ao braço, e outro, a cabeça entre teus olhos.
·        Talit: manto listrado usado pelos homens. “Farás franjas nas quatro pontas do manto com que te cobrires” (Deut. 22,12).
·        Tsitsi: “Façam franjas nas pontas das suas vestes e ponham um fio de púrpura violeta na franja da ponta. Trareis, portanto, umas franjas, e vendo-a vos lembrareis de todos os mandamentos de Iahweh” (Num. 15,38).
 
Muito de vocês leitores, poderão dizer: “Jesus censurou os fariseus pelo uso dessa indumentária”. Eu digo que não. Pois quero ratificar que Jesus criticou o exagero. Como revela na citação bíblica: “E Jesus disse: fariseus fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas dos seus mantos...” (Mt 23,5).

2 comentários:

  1. Formação linda meu irmão Deus abençoe!

    Tamires

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo ensino. Allano como sempre nos surpreendendo e partilhando conosco o frutos de seus estudos históricos tão ricos e edificantes de nossa fé católica.

    Obrigado meu irmão.

    ResponderExcluir