terça-feira, 25 de outubro de 2011

A ARTE E A UNÇÃO

O ESCOLHIDO

Amigos,
“Mesmo sem condições materiais, humanas, físicas ou psíquicas, a Graça do Senhor é vista, através de Você”
Irmãos, a Arte é a mais bela criação do Senhor, do seu jeito mais simples, em algumas vezes, mas que edifica sem igual comparação. Os nossos medos, angústias ou timidez, devem ser jogadas fora, porque temos um Deus que tudo faz. Caímos no sentimento de necessidades materiais ou em quantidades humanas para realizar um determinado serviço, mas nosso Deus grandioso, único, é o nosso todo, sem necessitar de complementos, então Deus lhe escolheu em particular, lhe concedeu dons  específicos e com esses, nós devemos servi-lo.
Hoje falarei sobre Gedeão (continuando o costume, serei ele também), aquele em que Deus designou para vencer os madianitas e os amalacitas. Gedeão possuía um exército grandioso, mas não chegava nem perto aos dos madianitas e amalacitas (“12.Ora, os madianitas, os amalecitas e todos os filhos do oriente estavam espalhados pelo vale, tão numerosos como gafanhotos, e seus camelos eram também inumeráveis como a areia das praias.”(Juízes 7)) , mas nosso Deus como sempre surpreendente, tinha outros planos para essa batalha prestes a acontecer:
2.O Senhor disse a Gedeão: A gente que levas contigo é numerosa demais para que eu entregue Madiã em suas mãos. Israel poderia gloriar-se à minha custa, dizendo: foi a minha mão que me livrou. 3.Manda, pois, publicar este aviso para que todos o ouçam: quem for medroso ou tímido, volte para trás e deixe a montanha de Gelboé. Vinte e dois mil homens voltaram, ficando ainda dez mil. (Juízes 7), (não precisa nem dizer, que nessa hora o desespero iria tomar conta, no mínimo a cueca deveria ser trocada, o Gedeão, em minha versão, perguntaria a Deus: “Senhor, meu exército não chega nem aos pés em quantidade com os deles, e ainda perco bem mais que a metade”, nessa hora bem clássico como sempre é o Senhor diria depois de dois tapas em minha cara “me obedeça e confie” e com seu sorriso no rosto diria “seja feliz!!!”) De acordo com o Dicionário de Marcel Almeida - Medo: é a doença daqueles que não entregam a Deus o seu serviço, creditam apenas em suas forças para execução ou daqueles que não se abrem para a unção de Dele. Já a  Timidez: é síndrome daqueles que não acreditam que é Deus quem faz, somos apenas fantoche ou simplesmente em comunhão com o medo se acham incapazes.
4.O Senhor disse a Gedeão: Ainda há gente demais. Faze-os descer às águas, e ali farei uma escolha. Aquele que eu te disser que irá contigo, este te seguirá; e aquele que eu não te designar, ficará. 5.Gedeão fez, pois, descer o povo junto às águas e o Senhor disse-lhe: Porás à parte todos aqueles que lamberem a água com a língua, como faz o cão, e de outro lado aqueles que se puserem de joelhos para beber. 6.Ora, o número dos que lamberam a água, levando-a com a mão à boca, foi de trezentos homens; todo o resto do povo se pusera de joelhos para beber. (Juízes 7),(depois dos tapas pode ter certeza que se Ele tivesse dito que era para imitar qualquer bicho, até mesmo uma abelha,  eu tinha feito e sairia voando, e ai seguido a notícia: “só TREZENTOS” gritaria eu, o Senhor apenas levantaria a mão, e eu calejado com que minha mãe dizia: “quando você tiver fazendo algo errado e eu levantar a mão, corra”, ai completaria “só TREZENTOS, eba!!!” e o sorriso amarelo no rosto) Duas coisas devo chamar a atenção, a escolha do animal, o cachorro, aquele que é tido como o melhor amigo e obediente, nós servos devemos ser como eles, tendo o nosso Deus como melhor amigo e obediente a sua palavra e desígnios, e os escolhidos (trezentos), em meio aos números, Deus escolhe e chama aqueles que Ele quer contar, não devemos cair no erro de nos achar, Deus desejaria todos, mas os deixou livres para a escolha.
16.Dividiu os trezentos homens em três grupos, e pôs nas mãos de todos trombetas e ânforas vazias, levando estas dentro uma tocha acesa. (Amigos é difícil, não iria me conter, falaria “Deus, humildemente, já que temos apenas trezentos homens, o Senhor não poderia trocar as Trombetas por metralhadoras de preferencia AR-15 e as âncoras (vasos vazios) por bombas?” sempre imaginei o nosso Deus com um Senhor de branco, cabelos e barbas grandes e em mesma cor, branco, e com chinelos, nessa hora teria a certeza dos chinelos, porque no minimo o Senhor bom de mira, não erra uma, acertaria poderosamente a minha boca, deixando aquele gostinho de borracha) Mas uma vez as trombetas, instrumentos artístico adentra nas histórias bíblicas, e a Arte de Deus em ação.
Então dando seguimento, Gedeão divide os trezentos homens em três grupos e disse que lhes repetisse o que ele fizesse, Gedeão leva a trombeta a sua boca e entoa som providos pela vontade de Deus, assim seus seguidores também o fizeram e a glória de Deus pode ser vista em meio a arte: 22.Os trezentos homens continuavam a tocar as trombetas, enquanto, por todo o acampamento, o Senhor fez com que os madianitas voltassem a espada uns contra os outros, e o exército fugiu até Bet-Seta, para os lados de Sarera, e até os limites de Abel-Mehula, junto de Tebat.  (Vendo aquilo no primeiro momento iria pensar que tinha desafinado e o povo tinha corrido para não me escutar tocando, não iria falar nada, até porque não sabia nem como tinha tocado com a boca inchada da chinelada divina, mas quem com Deus, não sou eu quem faço, mas Deus quem faz em mim) A arte em Deus cumpri a sua missão, transmite a mensagem necessária para cada ocasião.
Sem nenhum tipo de condição, Gedeão, se colocou a Disposição, e recebendo a unção, viu a glória de nosso Deusão! (capitche!).
Deus é as nossas únicas condições para executar os serviços, sem Ele batalhões ruirão e como Ele dois os mais evangelizarão. Você é escolhido, e com o dom de Deus lhe concedeu e em comunhão com nosso Deus, será multiplicado, por isso não perca tempo e comece agora mesmo a beber a água com lambidas e a apreender a tocar trombetas, pois você é o escolhido.



Marcel de Almeida Nascimento
Coordenador do Ministério das Artes do Grupo de Oração Vida Nova

6 comentários:

  1. Mais um capítulo para o livro, haha. "[...] o Senhor diria depois de dois tapas em minha cara “me obedeça e confie”" Adoro quando ele faz isso! Muito boa essa passagem, principalmente para nós, ministros das artes :)

    ResponderExcluir
  2. "Sem nenhum tipo de condição, Gedeão, se colocou a Disposição, e recebendo a unção, viu a glória de nosso Deusão!"
    s kd um d nós fazer a vontade d DEUS imagine qts exercitos podemos vencer?!

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo Renato. Somos o próprio exército de Deus, o qual Ele ungiu e confiou. O que temerei?

    "Vós sois minhas testemunhas, diz o Senhor, e meus servos que eu escolhi, a fim de que se reconheça e que me acreditem e que se compreenda que sou eu." (Isaías 43, 10a)

    ResponderExcluir
  4. Como exército de Cristo, devemos assumir o serviço e confiar no Senhor.
    O texto acima me faz lembrar muito do livro de Efésios capítulo 6, a passagem que fala sobre a armadura de Deus, que ao vestirmos nos faz resistir ao mau e permanecer inabaláveis. Mantendo-nos firmes, o texto me faz refletir na seguinte pergunta. Quem é o capitão do exercito que eu estou? Será que somos obedientes a Ele? Estou cumprindo bem a minha missão?
    Gostei muito!

    ResponderExcluir
  5. A história do povo de Israel ocorreu há milhares de anos, mas é incrível como até hoje a Palavra continua viva entre nós. Continuamos como esse exército, muitos correm no primeiro "medo" ou poderia dizer, desafio de Deus, outros se dizem corajosos, dizem sim a missão talvez só para auto-afirmar de que és forte, mas correm quando o "desafio" vai aumentando e o combate se aproxima. Ser escolhido por Deus é ser predileto, Gedeão e os trezentos que com ele seguiram foram prediletos de Deus. Mais uma vez Deus mostrou que não precisamos da força, mas com nossa arte somos capazes de vencer nossos "medos". Artista ungidos já! Vamos levantar essa campanha por "trezentos" no Vida Nova... Topa?

    ResponderExcluir
  6. O Patrão é Show não é naum... diga aí?? Não sei pq, mas sempre gostei de carrochos, rsrsrs...

    "Somos senhor, instrumentos insuficientes nas
    vossas mãos, usa-nos!!".

    ResponderExcluir