segunda-feira, 27 de junho de 2011

PASSEANDO NA BLOGESFERA

A IMPORTÂNCIA DA MISSA DOMINICAL


          Muita gente que conheço, acha que faltar a um a uma Missa Dominical ou de preceito é besteira. E não pense que é simplesmente gente que não sabe o que é a Igreja, pelo contrário, já ouvi várias pessoas que sabem estudar a Bíblia, mas que não entendem o Mistério Eucarístico em uma Missa.
          A última que ouvi foi que se você falta a missa de domingo e não tem nenhum pecado grave, você assiste a três missas dominicais seguidas e na quarta você pode comungar. Detalhe? Isso foi supostamente conselho de um padre. Fiquei um pouco chocada por que eu nunca fui de estudar o catecismo nem de me interessar pelas coisas da Igreja mas não precisei disso para saber que faltar a uma Missa de Preceito, já é um pecado grave.
          Mas muitos não sabem nem o que é Preceito. Vejamos:

Dicionário Michaelis:
pre.cei.to
s. m. 1. Ordem ou mandamento; prescrição. 2. Regra de proceder; norma. 3. Ensinamento, doutrina.

          Podemos dizer então que um dos Preceitos (Mandamento) da Igreja Católica é a Missa Dominical. Se nossos pecados mais graves são aqueles que ferem o Decálogo, então ao faltar uma Missa Dominical ou de Preceito, estaremos pecando gravemente pois iremos principalmente contra o 3° Madamento “Guardar os Domingos e dias Santos”.

          "A Eucaristia do domingo fundamenta e sanciona toda a prática cristã. Por isso os fiéis são obrigados a participar da Eucaristia nos dias de preceito, a não ser por motivos muito sérios (por exemplo, uma doença, cuidado com bebês) ou se forem dispensados pelo próprio pastor[a59] . Aqueles que deliberadamente faltam a esta obrigação cometem pecado grave." (CIC 2181)

          
          Aí pode surgir a pergunta: E se eu quiser comungar mas não consegui me confessar? O melhor será que não comungue antes de se confessar mas o Código de Direito Canônico já diz que

          "Quem está consciente de pecado grave não celebre a missa nem comungue o Corpo do Senhor, sem fazer antes a confissão sacramental, a não ser que exista causa grave e não haja oportunidade para se confessar; nesse caso, porém, lembre-se que é obrigado a fazer um ato de contrição perfeita, que inclui o propósito de se confessar quanto antes." (Cân. 916)

NÃO PODEMOS RECEBER A EUCARISTIA DE QUALQUER FORMA!

          "Para responder a este convite, devemos preparar-nos para este momento tão grande e tão santo. São Paulo exorta a um exame de consciência: “Todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignadamente será réu do Corpo e do Sangue do Senhor. Por conseguinte que cada um examine a si mesmo antes de comer desse pão e beber desse cálice, pois aquele que come e bebe sem discernir o Corpo, come e bebe a própria condenação” (1 Cor 11,27-29). Quem está consciente de um pecado grave deve receber o sacramento da reconciliação antes de receber a comunhão." (CIC 1385)

          Portanto, quem falta a Missas Dominicais ou de preceitos precisa se confessar primeiro para depois comungar.
          Tem gente que pode achar que tem mais pecado que faltar uma Missa. E com certeza todos temos, mas não devemos simplesmente achar que faltar a missa é uma coisa sem importância pois “O ponto central da fé Católica é a Redenção, realizada por Jesus através de sua paixão, morte, ressureição e Ascensão ao Céu. Jesus quis perpetuar a celebração da nossa redenção pela Santa Missa.”(Prof. Felipe Aquino – Por que sou Católico, pp 95).
          

         Não dar a verdadeira importância quando se falta a tão Sublime Celebração, é simplesmente ignorar todo o Sacrifício de Jesus feito por nós, para nossa salvação.

          Lembrando que:  
          
          “A celebração dominical do Dia e da Eucaristia do Senhor está no coração da vida da Igreja. "O domingo, dia em que por tradição apostólica se celebra o Mistério Pascal, deve ser guardado em toda a Igreja como dia de festa de preceito por excelência.”
“Devem ser guardados igualmente o dia do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Epifania, da Ascensão e do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, de Santa Maria, Mãe de Deus, de sua Imaculada Conceição e Assunção, de São José, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e, por fim, de Todos os Santos.” (CIC 2177).
 
RETIRADO DO BLOG SOU TEMPLO DE JESUS SACRAMENTADO
http://soutemplodejesus.blogspot.com/search?updated-max=2011-03-28T06%3A28%3A00-07%3A00&max-results=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário